PUBLICIDADE

CCXP22: "Foi além do eu que imaginava", diz Keanu Reeves; veja destaques

Ator de 'John Wick' foi principal atração do evento em 2022, ao lado de atores de séries como 'Wandinha' e 'The Last of Us'.

4 dez 2022 - 18h07
(atualizado em 5/12/2022 às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Fãs na CCXP 2022, em São Paulo.
Fãs na CCXP 2022, em São Paulo.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO / Estadão

Keanu Reeves teve a chance de experimentar o calor dos fãs brasileiros – em dose dupla – durante a CCXP 2022, que terminou ontem em São Paulo. O ator foi a grande atração da maior convenção de cultura pop da América Latina, onde esteve para divulgar o filme 'John Wick 4': Baba Yaga, dirigido por Chad Stahelski, com estreia prevista para 23 de março de 2023, e os quadrinhos BRZRKR, que ele criou e escreveu com Matt Kindt e teve as capas feitas pelo brasileiro Rafael Grampá, que também colaborou no design dos personagens com Ron Garney.

O ator, conhecido pela saga 'Matrix' e agora por 'John Wick', além dos trabalhos feitos com diretores aclamados como Francis Ford Coppola ('Drácula de Bram Stoker') e Gus Van Sant ('Garotos de Programa'), ficou sem jeito com a demonstração pública de afeto, principalmente quando alguém da plateia gritava "Eu te amo!" para ele em inglês. Ou mesmo quando alguns tentaram aplaudi-lo de pé. "Foi muito especial", disse Reeves em entrevista ao Estadão, na tarde de domingo. "As pessoas aqui são muito bacanas e generosas. É muito legal que elas gostem de 'John Wick' aqui. Eu realmente fico grato. A CCXP é lendária, mas foi além do que eu imaginava." O ator contou também que não teve muito tempo para explorar a cidade. "Vi o aeroporto, o hotel e fui à CCXP. Foi isso", disse.

Público

Reeves é um dos astros mais discretos e 'pé no chão' de Hollywood. No palco da CCXP, ele se disse honrado e grato de estar no evento. "Quando começamos com John Wick, oito anos atrás, jamais imaginaria que teria o privilégio de estar aqui com vocês. Então essa série mudou minha vida", disse o ator durante o painel. "Eu acredito que as pessoas gostam da autenticidade, da crueza e da diversão." Para ele, 'John Wick' é uma história apaixonante. "Ele está lutando por sua vida. Por liberdade. Está à procura de paz. Algo que todos nós queremos, de certa maneira."

Ele creditou ao público a continuação da aventura iniciada em 2014. "Não tínhamos nada planejado. Era apenas um roteiro maravilhoso, dois diretores incríveis, Chad Stahelski e David Leitch, um papel ótimo", disse Reeves. "A única razão pela qual conseguimos fazer o segundo foi a resposta do público. Só fizemos o Capítulo 3 por causa do sucesso do 2. Então depende do público se vamos fazer outros. Nós fizemos 'Baba Yaga' com muito amor e como se fosse o último."

Fãs na CCXP 2022, em São Paulo.
Fãs na CCXP 2022, em São Paulo.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO / Estadão

Desta vez, o matador que foi obrigado a deixar a aposentadoria quando mataram o cachorro que lhe fora presenteado pela mulher, antes de ela morrer, precisa enfrentar a Alta Cúpula em Nova York, Paris, Berlim e Osaka. "A Cúpula está acima do mundo. Os assassinos sob sua supervisão são tão ilimitados quando os grãos de areia da praia", disse ele.

Os mestres de cerimônia Marcelo Forlani e Maria Bopp tiveram de insistir muito para ele falar sobre os desafios de fazer o quarto filme da série. "Desafio? Foram presentes!" ou "Desafio? Foi divertido!", afirmou. Mas, finalmente, ele admitiu que a idade, às vezes, pesa. "Estou velho. Então às vezes é um tal de 'ai minhas costas, ai meu joelho'", contou, arrancando risos da plateia.

Balanço

A volta da CCXP após duas edições virtuais teve um bom número de atrações, apesar de o jogo do Brasil na sexta ter atrapalhado a sua distribuição, superlotando o sábado. A Netflix trouxe 14 atrizes e atores: Park Hae-soo ('Round 6' e 'La Casa de Papel: Coreia'), Noah Centineo ('Recruta'), Vivienne Acheampong ('Sandman'), Kirby Howell-Baptiste ('Sandman'), Gwendoline Christie ('Sandman' e 'Wandinha'), Jenna Ortega ('Wandinha'), Sophia Brown, Laurence O'Fuarain e Joey Batey (todos de 'The Witcher: A Origem'), Kit Connor e Joe Locke (ambos de 'Heartstopper'), Jottapê, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas (de 'Sintonia'). Segundo a companhia, foi seu maior painel na CCXP. O público correspondeu, colocando o Palco Thunder abaixo, especialmente nas apresentações de Centineo, 'Wandinha', 'Sandman' e 'Heartstopper'.

Os atores Pedro Pascal, Bella Ramsey, Gabriel Luna e Merle Dandrige, além dos produtores Craig Mazin e Neil Druckmann, participaram do painel de 'The Last of Us', divulgando aqui o trailer da série baseada no videogame de sucesso, que estreia em janeiro na HBO e HBO Max.

Novidades

O Prime Video veio com atores de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder' (Ismael Cruz Córdova, Cynthia Addai-Robinson, Sarah Zwangobani e Trystan Gravelle), 'A Roda do Tempo' (Dónal Finn, Ceara Coveney e Kate Fleetwood), 'Jack Ryan' (Michael Kelly e Betty Gabriel) e 'Periféricos' (Chloe Grace Moretz e a produtora-executiva Lisa Joy).

Na sexta, a Disney tinha dominado com a vinda de Kevin Feige e o diretor e parte do elenco de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania', com a estreia do trailer de 'Indiana Jones e o Chamado do Destino' e a presença de Pedro Pascal por 'O Mandaloriano', além de 18 minutos de 'Avatar: O Caminho da Água' e de cenas exclusivas de 'Elementos', da Pixar.

Fãs

Não foram tantos os anúncios ou materiais realmente inéditos, mas, para o público, como sempre, a CCXP foi uma grande oportunidade de ver seus ídolos de perto. A participação animada dos fãs – que chegaram a cantar "Parabéns a Você" para a mulher de Craig Mazin – foi o grande destaque da convenção. Os atores corresponderam. Ismael Cruz Córdova emocionou a plateia agradecendo aos fãs brasileiros, em português, por seu apoio quando ele foi atacado na internet por fazer um elfo negro.

Vários outros tentaram falar "Olá, Brasil" e foram perdoados quando o que saiu foi um "Hola, Brasil". A turma de 'The Last of Us' declarou sua torcida pelo Brasil na Copa do Mundo. Muitos declararam seu amor por coxinha, pão de queijo e brigadeiro – olhando para você, Noah Centineo. E até Keanu Reeves se ajoelhou no Palco Thunder para agradecer a recepção que teve na CCXP.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade