'Fiel à história real': Icônico filme de John Wayne é o faroeste mais preciso, segundo historiador
O mesmo historiador que descreveu a lendária cena de Três Homens em Conflito como "um monte de bobagens".
Encontrar um filme ou série de ficção histórica que seja 100% fiel à forma como as coisas realmente aconteceram é como procurar agulha em um palheiro. Embora as equipes geralmente se esforcem para reproduzir o máximo de detalhes possível, não apenas em termos de história, mas também em termos de reprodução de cenários, adereços, maquiagem e penteados, e até mesmo sotaques e falas, muitas vezes elas precisam tomar certas licenças para contar uma história que, embora se passe em um período histórico, não deixa de ser fictícia.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Assim, o fato de um filme não ser 100% preciso não significa que seja um filme ruim e, sem ir mais longe, há pouco tempo o historiador Michael Grauer desmontou uma das cenas mais míticas da história do cinema em uma reunião com a Insider, na qual ele avaliou vários filmes. De acordo com Grauer, a cena final de Três Homens em Conflito, o tiroteio que coloca os três protagonistas um contra o outro no cemitério, é "um monte de bobagens" que perpetua o maior mito do Velho Oeste.
Uma percepção que se justifica em nível histórico, sim, mas isso não muda o fato de que a cena em questão é uma maravilha absoluta.
Por outro lado, o mesmo historiador tem muitas coisas boas a dizer sobre outro filme de faroeste: Os Cowboys, que ele considera o filme do gênero mais fiel à realidade.
Dirigido por Mark Rydell, o filme de 1972 nos apresenta ao faze…
Esse épico monumental de 3 horas do mestre diretor Stanley Kubrick enfureceu John Wayne
Para os fãs de John Wayne: Este faroeste essencial foi o último trabalho do diretor de Casablanca