"Até onde as pessoas vão para alcançar a fama?": Filme sobre papagaios de pirata é destaque no Festival de Cinema de Gramado (Entrevista)
Com Gero Camilo e Leo Jaime, Papagaios concorre ao Kikito de Ouro no Festival de Gramado 2025.
Após abertura marcada pela presença do premiado O Último Azul, o 53º Festival de Cinema de Gramado segue com as exibições dos curtas e longas-metragens que concorrem ao prêmio Kikito. Um dos destaques da programação é Papagaios, suspense com um toque de comédia que explora o universo dos famosos "papagaios de pirata" - pessoas que ficam atrás dos repórteres de vídeo em busca de seus 15 minutos de fama.
A estrela do filme dirigido por Douglas Soares é o veterano Gero Camilo, conhecido por uma longa lista de trabalhos que incluem Bicho de Sete Cabeças, Cidade de Deus e Carandiru. Em Papagaios, ele interpreta o papagaio de pirata profissional Tunico, que se tornou uma personalidade notável graças à habilidade de estar sempre no lugar certo - e nos ombros dos repórteres certos. A partir de um incidente suspeito, o filme nos leva por uma história que mergulha no submundo sombrio da busca pela fama a todo custo.
Em entrevista ao AdoroCinema, Gero contou que se inspirou na figura real de Jaime Sabino, papagaio de pirata mais famoso no Brasil, e no estilo da obra de Woody Allen, mas seu grande laboratório veio de uma coincidência. "No início da filmagem, ainda no processo de preparação, foi a época do show da Madonna e, por coincidência, eu estava no hotel ao lado do Copacabana Palace. Ent…