Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Até hoje, ninguém sabe quem escreveu: Esse suspense tem uma das maiores cenas da história do cinema

O monólogo proferido pelo ator Robert Shaw está entre uma das cenas mais lembradas e aclamadas do cinema americano e mundial.

23 jun 2025 - 00h31
Compartilhar
Exibir comentários

Difícil mensurar o impacto cultural de um filme como Tubarão. Em 1975, Steven Spielberg lançava um clássico do cinema americano com uma história aparentemente simples e comercial: um chefe de polícia, com a ajuda de um biólogo e um caçador profissional, corre contra o tempo para capturar um tubarão branco que aterroriza as praias ensolaradas de uma pequena cidade turística na Nova Inglaterra.

Foto: Universal Studios / Adoro Cinema

Dentre as muitas lendas que rondam as gravações e o lançamento de Tubarão, uma em particular envolve uma das cenas mais emblemáticas do longa; uma história até hoje pouco esclarecida sobre o surgimento do monólogo do marrento caçador de tubarões Quint (interpretado pelo talentoso Robert Shaw) sobre o navio USS Indianapolis.

Foto: Adoro Cinema

Para os desavisados ou com memória curta, a cena em questão se passa durante o clímax do longa, no qual os três homens a bordo do barco Orca - Quint, Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e Martin Brody (Roy Scheider) - compartilham um momento de camaradagem. Apesar de suas claras diferenças, ao partilharem ansiedades e memórias, o trio percebe que tem mais em comum do que imaginava, dividindo, além disso, naquele instante, uma ameaçadora missão de vida e morte.

Enquanto bebem e contam histórias, então, Quint decide narrar uma antiga tragédia na qual sobreviveu…

Artigo original publicado em AdoroCinema

"Se vocês fizerem esse filme, eu vou pedir demissão": Steven Spielberg ficou tão ofendido com a sequência de Tubarão que fez o projeto ser cancelado

Antes de The Rookie, Nathan Fillion teve apenas 3 minutos para roubar a cena neste filme de Steven Spielberg

Steven Spielberg precisou de 1.000 figurantes e US$ 11 milhões para filmar uma única cena, mas este é um dos seus melhores filmes

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade