PUBLICIDADE

Al Pacino cheirou cocaína de verdade em Scarface? Esta é a verdade por trás das cenas das drogas no filme

Clássico do cinema já foi criticado por causa da violência extrema e forte uso de drogas.

6 dez 2023 - 18h38
Compartilhar
Exibir comentários

Quando foi lançado, em 1983, Scarface gerou muita polêmica. A comunidade imigrante cubana não gostou de ser associada à figura de Tony Montana, pois eram tratados como criminosos violentos e usuários de drogas, como o personagem. Ao longo do filme, vemos Al Pacino cheirando cocaína várias vezes, criando rumores sobre o uso de substâncias ilícitas no set.

Foto: Universal Pictures / Adoro Cinema

A cena emblemática do "Diga 'oi' para o meu amiguinho" é apenas uma das sequências do longa em que o protagonista parece alucinadamente agressivo. Por conta de sua interpretação visceral, desenvolveu-se um mito em torno do uso de drogas nas gravações, fazendo com que alguns acreditassem que Al Pacino estava realmente chapado de cocaína, mas não foi bem assim.

O que Al Pacino usou em Scarface para simular a cocaína?

Foto: Adoro Cinema

Hoje em dia, o substituto mais comum para simular o uso de cocaína na ficção é o inositol - um pó de vitamina D - ou soro fisiológico desidratado. Porém, nos anos 80, farinha de arroz, bicarbonato de sódio e talco eram inalados pelos atores. No caso de Scarface, Pacino e Michelle Pfeiffer usaram aspiraram leite em pó pelo nariz.

"Mesmo depois de muitos anos, sinto desconforto ali. Não sei o que aconteceu com meu nariz, mas não é a mesma coisa ", disse o intérprete do traficante Tony Montana, em 2015, sobre os danos que o leite em pó provocou ao seu olfato.

Mesmo com as polêmicas, o…

Leia o artigo em AdoroCinema

Máfia da Dor é baseado em uma história real? Este é o novo filme com Chris Evans e Emily Blunt na Netflix

"Posso diminuir a dose do meu antidepressivo": Truque de Mestre já tem continuação confirmada e ator está desesperado por gravações

A magnífica adaptação cinematográfica de um crime que quase foi dirigido por Steven Spielberg

DNA do Crime: Nova série brasileira da Netflix terá segunda temporada?

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade