A piada de 10 anos de Amy Poehler que James Cameron não superou
Apesar de sua reputação controversa, o cineasta afirma que um comentário 'ignorante' durante premiação do Globo de Ouro ainda o chateia
O renomado diretor de Titanic (1997), Avatar (2009) e O Exterminador do Futuro (1984), James Cameron, deixou claro que ainda não se esqueceu de um episódio infeliz que ocorreu há mais de uma década atrás.
Durante a cerimônia de premiação do Globo de Ouro de 2013, sua ex-esposa, Kathryn Bigelow, estava concorrendo na categoria de Melhor Direção pelo thriller A Hora Mais Escura. O longa acompanha a caçada de uma década pela CIA para encontrar Osama bin Laden após os ataques de 11 de setembro.
Na ocasião, a atriz e comediante Amy Poehler, apresentadora do evento, fez uma piada que "passou dos limites" para Cameron. Ao abordar a controvérsia em torno das cenas de tortura de A Hora Mais Escura, Poehler brincou: "Quando se trata de tortura, confio na mulher que passou três anos casada com James Cameron".
O cineasta - que foi casado com Bigelow de 1989 a 1991 - revelou que não achou a piada engraçada e ficou desapontado por outros na sala terem achado.
Em entrevista recente ao The New York Times (via NME), Cameron conversou sobre sua brilhante trajetória no cinema e momentos marcantes como figura pública. Quando questionado sobre o acontecimento, ele disse: "O comentário de Amy Poehler foi uma alfinetada ignorante em um evento que deveria ser uma celebração do cinema e dos cineastas, não uma sessão de críticas."
"Sou bastante tolerante e gosto de ser alvo de uma piada bem-humorada, mas isso foi longe demais", continuou. "O fato de as pessoas terem achado engraçado mostra exatamente o que elas pensam de mim, mesmo sem terem a menor ideia de quem eu sou ou como eu trabalho."
https://www.youtube.com/watch?v=a_bYask0sXU
A reputação de James Cameron
A piada de Poehler faz referência à reputação negativa de Cameron nos sets de filmagem. A estrela de Titanic, Kate Winslet, já afirmou anteriormente que Cameron tinha "um temperamento inacreditável". O protagonista de Avatar, Sam Worthington, comentou que se um celular tocasse no set, "ele o pregaria na parede com uma pistola de pregos".
Em 2013, Cameron respondeu às alegações em entrevista jornal Independent: "Eu pregaria um celular na parede com uma pistola de pregos? Com certeza, se ele disparasse no meio de uma tomada, mas isso não significa que eu ficaria emocionalmente enfurecido. Eu faria isso de uma forma teatral e calculada. Mas quando a história é contada depois, parece que sou alguém que está constantemente fora de si."
"A realidade é que tenho pessoas muito leais a mim, que voltam projeto após projeto, então não posso ser tão ruim assim", complementou.
Em 2021, o diretor abordou novamente o tema durante uma MasterClass e demonstrou ter se arrependido de alguns comportamentos na sua carreira. "Eu poderia ter escutado mais. Eu poderia ter sido menos autocrático. Eu poderia não ter dado mais importância ao filme do que à interação humana da equipe", admitiu.
A relação entre Cameron e Bigelow
Apesar do curto casamento, Cameron e Bigelow mantiveram uma relação amistosa ao longo dos anos. Cameron inclusive escreveu e produziu o filme de ficção científica Estranhos Prazeres (1995), que foi dirigido por Bigelow.
Em outro momento da entrevista ao The New York Times, ele comentou sobre o curioso caso do Oscar de 2010, quando os dois competiram na categoria de Melhor Direção — Cameron foi indicado por Avatar, mas Bigelow venceu com Guerra ao Terror, tornando-se a primeira mulher na história a ganhar o prêmio.
"Fui o primeiro a me levantar e aplaudir", disse Cameron. Entretanto, ele confessa que esperava que a Academia "retribuísse o carinho", e concedesse à Bigelow o prêmio de Melhor Direção e a Avatar o de Melhor Filme. (Guerra ao Terror ganhou seis Oscars no total, incluindo o de Melhor Filme.)
"Kathryn e eu achamos toda a metanarrativa em torno de nós muito engraçada", disse. "Eu estava um pouco preocupado que isso prejudicasse a credibilidade dela como cineasta. A conversa começou a se desviar do filme dela, e isso nos incomodou." Segundo Cameron, os dois ainda se aconselham mutuamente em projetos, e ele a considera "uma pessoa notável".
O mais recente filme de Cameron, Avatar: Fogo e Cinzas, está em cartaz nos cinemas. Confira o trailer:
https://youtu.be/yXPWsdT43YE
+++ LEIA MAIS: ENTREVISTA | 'Avatar: Fogo e Cinzas' traz Jake Sully em dúvida pela primeira vez, afirma Sam Worthington