A Disney sofre seu primeiro ano sem um filme de um bilhão de dólares nas bilheterias desde 2014: Será que a bolha finalmente estourou?
O lançamento de maior bilheteria do estúdio em 2023 foi Guardiões da Galáxia Vol. 3, que arrecadou 845 milhões de dólares em todo o mundo.
Com o fim de 2023, é comum fazermos um balanço do ano cinematográfico, do qual a Walt Disney Studios não se saiu particularmente bem e, pela primeira vez desde 2014, a Casa do Rato não lançou um filme que tenha ultrapassado 1 bilhão de dólares nas bilheterias. Sem dúvida, um golpe derivado principalmente da falta de hábito para esses números.
De acordo com a análise da Variety sobre os números da Disney, em que os anos de 2020 e 2021 são omitidos devido à natureza caótica de um cenário de pandemia que quebrou completamente a indústria, nove anos se passaram desde a última vez em que um ano se encerrou sem um único lançamento de um bilhão de dólares; algo que contrasta com um 2019 que terminou com impressionantes sete longas-metragens acima desse valor espetacular.
Se algo chama a atenção é o declínio da popularidade das produções da Marvel Studios, que deixaram fracassos como o recente As Marvels ou Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e surpresas agradáveis como Guardiões da Galáxia Vol. 3, que se tornou o título de maior bilheteria do estúdio com um valor bruto de 845 milhões de dólares; uma soma mais do que notável, mas inferior a algumas previsões que, talvez, fossem excessivamente otimistas.
Mas tenha cuidado, pois há vida além do MCU... mesmo que não tenha sido tão lucrativo quanto o esperado. Entre os lançamentos de marca registrada…
Lançada há 56 anos, esta animação da Disney é uma das obras mais conceituadas da história
Síndrome da mãe ausente, a triste razão pela qual quase todas as princesas da Disney são órfãs
A protagonista de Wish é considerada uma princesa da Disney?