"A Disney faz parte da minha vida", diz Manu Gavassi
- Elisa Feres
- Direto de São Paulo
O ar de "menina meiga" que Manu Gavassi carrega revela, de cara, a pouca idade que tem. Apesar disso, a cantora, 19 anos, já mostrou que é do tipo que pensa grande. Com apenas um álbum de estúdio lançado (Manu Gavassi, de 2010), ela participa da trilha sonora nacional da animação Valente, que estreia nesta sexta-feira (20) nos cinemas brasileiros. "A Disney sempre fez parte da minha vida. Eu era daquelas meninas que tinha coleções imensas de VHS com todos os clássicos, que sabia cantar todas as músicas. Ter a oportunidade de colocar minha voz em uma história linda, mágica como essa, é maravilhoso", disse em entrevista ao Terra. "Mas também senti uma responsabilidade muito grande e fiquei bem nervosa. Quando soube do convite, gritei 'mãe, pelo amor de Deus!", completou.
Durante o filme, a voz da cantora aparece em duas canções, O Céu Vou Tocar e Ao Ar Livre. Ela confessou que, na primeira vez que assistiu ao desenho (o que aconteceu no início de julho, em uma exibição para a imprensa), não segurou a emoção e caiu no choro dentro do cinema. "Eu sabia exatamente em quais cenas as músicas entrariam, não sei por que me surpreendi tanto. Foi estranho. Na hora que me ouvi fiquei muito emocionada por fazer parte de um trabalho tão lindo", contou.
Seguindo os passos de nomes como Mallu Magalhães, Manu é mais um exemplo de jovem artista que conquista espaço na música graças à internet. A paulistana surgiu postando vídeos no YouTube em que aparecia cantando covers de outras cantoras. Alguns deles tiveram milhares de visualizações, fazendo com que sua carreira começasse a crescer. Depois de lançar o primeiro disco, protagonizou uma web-série, criada pela revista Capricho, mostrando um pouco do seu dia-a-dia.
Não só pelo estilo musical, mas também por essa trajetória, tem sido comparada a ícones adolescentes internacionais, especialmente Demi Lovato. "Comparações são naturais, até porque nós duas começamos cedo, mas são complicadas. Admiro o trabalho de cantoras como Demi, acho que a comparação é uma honra nesse sentido, mas prefiro ser eu mesma. Quero ser apenas Manu Gavassi", afirmou.
Valente é protagonizado pela menina Merida, filha do rei Fergus e da rainha Elinor, que sonha em ter um destino diferente daquele que seus pais desejam. Quando perguntada se ela se identifica com a história, Manu falou que não, pois sempre recebeu apoio dentro de casa. "Meus pais são corujas, me apoiam muito. Eles me incentivam a fazer o que gosto desde sempre, então não passei por isso", disse. "Mas Merida é uma personagem a quem todas querem ser igual. As meninas de hoje desejam a autonomia que ela luta para ter. Então todos vão se identificar e gostar do filme, desde as crianças de 5 anos até as de 19, como eu", brincou.