À beira da falência, MGM vai leiloar seu emblemático logo do leão
É difícil não comparar a história do cinema à ascensão do estúdio mais emblemático que a indústria criou: o Metro-Goldwyn-Mayer e seu raivoso leão, que ruge toda vez que um filme da empresa é apresentado desde 1924. Mas a comemoração de 85 anos de sua criação se tornará farelos assim que a companhia leiloar, dentro de duas semanas, o logotipo que a consagrou - incluindo aí suas vinhetas.
» Saiba mais sobre filmes que vêm por aí nos cinemas
Segundo informações da Variety, o emblemático logo será leiloado para safar o estúdio de uma dívida de quase US$ 4 bilhões, adquirida depois do investimento em projetos que não trouxeram retornos consideráveis nos últimos 15 anos.
Segundo estimativas do mercado, a MGM vale hoje cerca de US$ 1,5 bilhões, o que não inclui seu acervo de 4 mil títulos que também deverão ser vendidos dentro de alguns dias.
Há dois anos, executivos da indústria e avaliadores de mercado afirmam que a MGM só terá salvação se pedir falência. Mas tal decisão fará com que eles percam os direitos de seu personagem mais lucrativo, James Bond, cujo 23º título estrelado por ele deve ser lançado entre 2011 e 2012.
Existe uma pequena chance de Kirk Kerkorian, que hoje é dono da MGM Mirage, uma afiliada do estúdio, comprar o logo e o "emprestar" para a empresa que se consagrou por conta dele. Mas tais especulações ainda são improváveis.
Em 2009, a MGM só lançou o fracassado musical Fame nos cinemas americanos, colocando sua única aposta de sucesso comercial num abismo.
Leiloar o logotipo, porém, parece um desespero perigoso, já que provavelmente uma outra grande "major" dos cinemas - como a Fox, Paramount ou Universal - que o comprar provavelmente não o usaria por ele estar associado à imagem de outra empresa.
História
O logotipo da MGM foi criado em 1928. Atualmente, a vinheta é estrelada por Leo, um leão que nasceu na década de 1950 em um zoológico da Irlanda e foi treinado por Ralph Helfer, um dos maiores treinadores de animais que a América já viu.
Ao todo, cinco leões já protagonizaram as vinhetas da empresa: Slats, Jackie, Tanner, George e Leo.