Dia Nacional da Tatuagem: 6 produtos que vão te ajudar a hidratar e preservar a cor do desenho
Com os itens certos e uma rotina de cuidados eficaz, é possível preservar o traço, o contraste e a beleza da arte na pele
Celebrado em 17 de julho, o Dia Nacional da Tatuagem é mais do que uma homenagem à arte na pele. É também um lembrete da importância de manter uma rotina de cuidados para preservar o desenho com o passar dos anos.
Segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, cerca de 30% dos brasileiros, entre 18 e 34 anos, têm pelo menos uma tatuagem. No mundo, o cenário é ainda mais expressivo! Um levantamento global da Ipsos, realizado em 2023, mostra que 46% da população mundial possui uma ou mais tattoos, sendo os países latino-americanos e europeus os mais tatuados.
Apesar da popularização da tatuagem, muita gente ainda acredita que os cuidados terminam após o período de cicatrização. Mas é justamente no dia a dia que a atenção faz diferença: a pele tatuada tende a ser mais sensível, e com o tempo, pode sofrer com ressecamento, perda de brilho e alteração das cores.
"A hidratação regular não impacta apenas na maciez da pele, ela é fundamental para manter o traço bem definido, o contraste entre as cores e o aspecto vibrante da tatuagem", afirma Kaique Biscaro, tatuador. Além disso, agentes externos como o sol, o vento e a poluição aceleram o desgaste da tatuagem, e uma pele nutrida cria uma barreira protetora mais eficaz.
Já para a Dra. Renata Rocha, dermatologista parceira de Bio-Oil, os cuidados dermatológicos com a pele tatuada são essenciais para preservar sua integridade ao longo dos anos: "A exposição solar sem proteção, por exemplo, é uma das principais causas de desbotamento. Também...
Matérias relacionadas