Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comunidade em Porto Alegre impede adoção de praça por cervejaria

Após abaixo-assinado e insatisfação, cervejaria desiste de projeto de adoção da Praça André Forster no bairro Petrópolis em Porto Alegre.

9 ago 2023 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários

A Praça André Forster, localizada no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, foi palco de uma bem-sucedida mobilização da comunidade local contra a proposta da Prefeitura de permitir que a cervejaria Tupiniquim adotasse o espaço. Após a circulação de um abaixo-assinado por cerca de 48 horas, a cervejaria anunciou oficialmente na segunda-feira (7) que estava desistindo do projeto de adoção. A praça é conhecida por ser uma alternativa tranquila aos frequentadores, em comparação com a movimentada Praça Carlos Simão Arnt. A iniciativa de adoção tinha sido publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 4 de julho.

Foto: Reprodução / Google Steet View / Porto Alegre 24 horas

A comunidade, que ocupa a Praça André Forster, se surpreendeu recentemente com a notícia de que a cervejaria Tupiniquim estava planejando adotar o local e implementar um projeto que incluiria quadras de beach tennis e um ponto de venda de cerveja. No entanto, essa proposta não foi bem recebida pelos frequentadores, gerando insatisfação devido à possível mudança na atmosfera da praça, que atualmente é frequentada por famílias e crianças. Além disso, a falta de diálogo entre a Prefeitura e a comunidade também foi motivo de críticas. Um abaixo-assinado em oposição ao projeto já tinha acumulado mais de mil assinaturas até a terça-feira (8).

A cervejaria Tupiniquim, em nota oficial, explicou que sua intenção era investir na praça, oferecendo espaços gratuitos para a comunidade, como quadras de areia multiuso e equipamentos esportivos, enquanto eles cuidariam da comercialização de bebidas no local. No entanto, diante do descontentamento da comunidade em relação ao projeto apresentado, a cervejaria decidiu solicitar o cancelamento da adoção da praça junto à Prefeitura. A empresa também expressou sua disponibilidade para futuros diálogos e contribuições, caso a comunidade veja oportunidades de cooperação.

A história da Praça André Forster inclui uma série de mudanças em sua adoção. A imobiliária Guarida foi a adotante da praça de 2014 até outubro de 2022, quando informou à Prefeitura sua decisão de não continuar com a adoção. Em seguida, a comunidade local se uniu para manter a manutenção do espaço ao longo do primeiro semestre de 2023, diante dos planos da Prefeitura de revitalização. Com a desistência da cervejaria Tupiniquim e a confirmação da Prefeitura de que não implementa projetos sem acordo da comunidade, a praça permanecerá sob os cuidados da comunidade, que expressou seu desejo de um espaço de convivência tranquilo e adequado às suas necessidades.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade