Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como será o tratamento de Heleninha? Psicólogo analisa veracidade de 'Vale Tudo'

Tratamento de Heleninha busca solucionas o problema do alcoolismo; saiba detalhes

15 ago 2025 - 16h21
(atualizado às 16h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma virada emocionante na novela Vale Tudo, a personagem Heleninha (Paolla Oliveira) decide enfrentar seu alcoolismo e buscar ajuda no Alcoólicos Anônimos. Nas cenas previstas para ir ao ar em 15 de agosto, a artista plástica participa de uma reunião do A.A., onde compartilha sua história de luta contra o vício que começou aos 16 anos e se intensificou após a suposta morte de seu irmão gêmeo, Leonardo. A decisão marca um ponto de virada para a personagem, que percebe o impacto de sua dependência em seu filho Tiago. Paralelamente, a trama revela que Leonardo pode estar vivo, prometendo uma reviravolta ainda maior na história da família Roitman.

Tratamento de Heleninha busca solucionas o problema do alcoolismo; saiba detalhes
Tratamento de Heleninha busca solucionas o problema do alcoolismo; saiba detalhes
Foto: Mais Novela

A abordagem do alcoolismo em Vale Tudo levanta questões importantes sobre trauma, luto e dependência química, especialmente considerando o contexto da perda de um irmão gêmeo e a complexa dinâmica familiar dos Roitman. Para compreender melhor os aspectos psicológicos envolvidos nessa narrativa - incluindo os efeitos do luto não resolvido, a relação entre trauma e vício, e o impacto psicológico de descobrir que um ente querido pode estar vivo após anos acreditando em sua morte - conversamos com o psicólogo Damião Silva.

Tratamento

Segundo o profissional, o primeiro passo do tratamento é a aceitação do vício: "Começa com a compreensão de que o alcoolismo não é apenas um hábito, mas uma condição multicultural que envolve aspectos emocionais, comportamentais, biológicos e sociais. Ou seja, o profissional de saúde, o psicólogo especialmente, vai investigar os gatilhos como estresse, traumas, conflitos familiares ou crenças disfuncionais, e trabalha para substituir por estratégias mais saudáveis de enfrentamento".

O especialista ainda pontua que o tipo de tratamento mais eficaz para casos de dependência química é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), exatamente a que é feita por Heleninha na trama. "[A terapia] reestrutura pensamentos, comportamentos que mantêm o consumo. Então a gente acaba, nas terapias, desconstruindo crenças rígidas que dificultam a mudança do paciente e indicamos quando é apropriado também a participação nos programas dos feirares terem suporte mais coletivo, mas sem a decisão genuína", disse.

O diagnóstico

Silva ainda pontua que o tratamento do alcoolismo não se trata de uma procura pela "cura", mas sim uma manutenção da vida: "É um compromisso diário, como o que a Heleninha teve de assumir, impregnando-lhe memórias dolorosas e resistindo à tentação de voltas ao padrão anterior. Com acompanhamento psicológico especializado adequado, suporte familiar e estratégia de enfrentamento, é possível sim ter uma vida plena e saudável. Sem esses dois pilares, decisão própria do paciente e rede de apoio, o risco de recaída é muito alto".

Trama fiel

Segundo o especialista, a novela está abordando de forma real a luta contra a doença: "O ponto de virada no tratamento do alcoolismo começa quando a pessoa olha para si mesma e decide que quer mudar. O tratamento psicológico não se resume a parar de beber, ele envolve compreender os gatilhos emocionais, mudar padrões de pensamento, comportamento e construir novas formas de lidar com a dor e com prazer sem recorrer ao álcool".

Mais Novela
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade