Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Filha do Stanley Kubrick repudia teoria da conspiração sobre seu pai ter forjado a ida do homem à Lua

"Vocês não acham que ele seria a última pessoa a ajudar o governo dos Estados Unidos numa terrível traição de seu povo?", escreveu Vivian Kubrick em carta aberta divulgada no Twitter.

7 jul 2016 - 11h31
Compartilhar
Exibir comentários

Para os ávidos por teorias da conspiração ligadas ao cinema, o clássico filme de terror O Iluminado é um prato cheio, tanto que há até um documentário (Room 237 - Teorias Loucas Sobre 'O Iluminado') dedicado a destrinchar essas teses, das mais esdrúxulas às mais plausíveis.

Uma das teorias mais lunáticas, com o perdão do trocadilho, sobre a clássica adaptação para os cinemas do livro de Stephen King com Jack Nicholson no papel principal é que o filme representa a confissão do diretor Stanley Kubrick sobre a suposta "farsa" que teria sido a missão Apollo 11.

Missão Apollo 11. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam na Lua no dia 20 de julho de 1969.

Há conspiracionistas que, mesmo sem evidências, acreditam que o homem nunca pousou na Lua e que o evento transmitido para todo o mundo foi filmado em um estúdio e dirigido por Kubrick depois que o governo dos Estados Unidos viu o que o diretor fez em 2001 - Uma Odisséia no Espaço.

Vivian Kubrick, filha do cineasta, não gosta nada desse hoax. Ela usou o Twitter para se manifestar, de forma veemente e irônica contra o boato, que persiste através das décadas. Para ela, a simples sugestão de que o diretor teria ajudado a forjar uma farsa como a proposta pelos conspiracionistas é um desrespeito a um "artista como o meu pai, que tem um evidente profundo grau de integridade artística, cuja consciência política e social é manifestada em quase todos os filmes que ele fez".

Os temas altamente controversos [que Kubrick abordou em seus filmes] literalmente colocaram sua vida em risco e ainda assim ele continuou a fazer os filmes que fez... Vocês não acham que ele seria a última pessoa MESMO a ajudar o governo dos Estados Unidos numa terrível traição de seu povo?!?", argumentou Vivian.

Kubrick faz "selfie" durante as filmagens de O Iluminado.

A filha de Stanley Kubrick, cineasta que também dirigiu outros clássicos como Nascido Para Matar, Laranja Mecânica, Dr. Fantástico e Lolita, ainda assumiu que algumas teorias da conspiração sejam reais, mas negou que a tese relacionada ao seu pai seja verdadeira. 

"Existem muitas conspirações muito reais que aconteceram ao longo da História e estão acontecendo no presente. Eu estou muito consciente das terríveis manipulações perpetuadas por governos, serviços secretos, banqueiros, pelo complexo militar-industrial. Mas e essas alegações de que o pouso na Lua foi forjado pelo meu pai? Eu não consigo entender isso!!? Como alguém poderia acreditar que um dos maiores defensores da humanidade cometeria ato de tamanha traição?"

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema
AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra