Ava DuVernay vai adaptar ficção científica Dawn para a TV
Premiado e aclamado romance de Octavia Butler.
Da nova geração de cineastas que surgiu nos últimos anos, Ava DuVernay é, certamente, uma das mais versáteis. Além de trabalhar no cinema, transitando entre ficções ( Selma) e documentários ( A 13ª Emenda), entre produções independentes ( Middle of Nowhere) e blockbusters ( Uma Dobra no Tempo), DuVernay também encontra tempo para expandir sua obra na televisão. Além de ser a showrunner da recém-renovada Queen Sugar, a cineasta também será a responsável por adaptar Dawn, clássico da literatura sci-fi, para as telinhas.
Na trama do premiado livro de Octavia Butler, Lilith é uma mulher afro-americana que acorda em uma realidade distópica. Por ter ficado adormecida durante 250 anos, ela conseguiu sobreviver à guerra nuclear que tornou o planeta Terra inabitável. Então, o cenário de desolação fará com que ela tome para si a missão de reconstruir a humanidade. Primeiro volume da trilogia "Lilith's Brood", Dawn foi aclamado por abordar temáticas como raça, sexualidade e gênero — principais questões que DuVernay analisa em suas obras, vale lembrar — dentro dos códigos narrativos da ficção científica.
Ainda, a experiência da diretora com a adaptação de "Uma Dobra no Tempo", obra de Madeleine L'Engle, para a Disney, certamente a ajudará na tarefa de trazer mais um clássico sci-fi para o meio audiovisual. O roteiro do piloto será escrito por Victoria Mahoney, colaboradora da cineasta em Queen Sugar, e a coprodução fica por conta de Charles D. King e de Allen Bain. Dawn ainda não tem previsão de estreia.