0

Adoro Cinema

HBO oferece US$ 250 mil a hackers por material 'roubado'

AdoroCinema / AdoroCinema

O valor teria sido sugerido via e-mail.

11 ago 2017
19h29
atualizado às 19h33
  • separator
  • comentários

O ciberataque sofrido pela HBO nas últimas semanas poderia ter tido consequências muito mais graves do que as vistas até agora. Mas, talvez, a falta de repercussões mais graves se deva ao fato de a emissora ter ao menos 'tentado' negociar os termos com os hackers.

O The Hollywood Reporter obteve acesso a um e-mail, datado do dia 27 de julho, indicando uma possível negociação entre a HBO e os autores do ataque. Segundo informa o veículo, a mensagem é escrita com muito esmero, colocando as palavras cuidadosamente para não soar como se estivesse pagando pelo 'silêncio' do grupo - que assina as mensagens sob a alcunha de 'Mr. Smith.'

O e-mail, assinado por um dos executivos da HBO que atua em um dos setores de tecnologia, lê que a empresa "vem trabalhando duro desde o dia [23 de julho] para revisar todo o material que você nos disponibilizou. [...] No espírito da cooperação profissional, estamos pedindo a você que estenda o prazo por uma semana." Após o ataque, o grupo havia enviado mensagens à HBO assumindo a autoria, e exigindo pagamento financeiro em bitcoin para que não divulgassem todo o conteúdo obtido.

A mensagem da HBO continua:

"Como uma demonstração de boa fé de nossa parte, estamos dispostos a nos comprometer a fazermos um pagamento de recompensa de US$ 250.000 a você assim que pudermos estabelecer a conta necessária e adquirir bitcoin."

De acordo com o próprio "Mr. Smith", foram obtidos 1,5 terabytes de arquivos da HBO. Até agora, foram divulgados alguns episódios inéditos de séries como Ballers e Room 104. De Game of Thrones, foram lançados na internet roteiros dos episódios futuros, e e-mails de executivos de programação. No entanto, tais informações confidenciais não chegaram a ficar disponíveis ao grande público - eles foram enviados a alguns jornalistas de grandes veículos internacionais

Em casos de ciberataque e invasão de arquivos em Hollywood, o procedimento padrão é que a vítima não ceda à ideia de pagar o resgate, já que isso incentivaria outros criminosos e causaria uma ruptura na indústria. É possível que a HBO não tivesse a intenção de realmente pagar o valor requerido, e estivesse buscando "enrolar" os hackers enquanto procuravam alguma brecha.

Veja também

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade