PUBLICIDADE

5 filmes para ver no festival 'É Tudo Verdade 2021'

Festival de documentários online e gratuito acontece entre os dias 8 e 18 de abril

7 abr 2021 09h00
| atualizado às 18h34
ver comentários
Publicidade

Além das possibilidades infinitas oferecidas pelos serviços de streaming, o mês de abril será especial para os amantes do cinema de não-ficção. Isso porque, entre os dias 8 e 18 deste mês, acontece a 26ª edição do Festival Internacional de Documentários 'É Tudo Verdade', que trará ao público de maneira online e gratuita 69 títulos de 23 países.

'Alvorada' acompanha o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment
'Alvorada' acompanha o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment
Foto: Divulgação/É Tudo Verdade

Além das competições brasileiras e internacionais, o evento também contará com um mostra especial sobre a vida e a obra do cantor Caetano Veloso; e uma homenagem ao diretor Ruy Guerra, que completará 90 anos em agosto. Os filmes, master classes e debates serão exibidos nas plataformas Looke, Itaú Cultural, Sesc em Casa, Spcine Play, Canal Brasil e no YouTube do festival.

Para te ajudar nessa difícil missão de escolher o que assistir, o Terra selecionou cinco longas imperdíveis da programação deste ano. Entre eles, o aclamado 'Fuga', vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance em 2021; e 'Alvorada', que acompanha o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff.

Confira mais sugestões na lista abaixo:
 
'Alvorada' (Brasil)
Na intimidade do Palácio da Alvorada, o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do impeachment que a tirou do poder. Rodado entre julho e setembro de 2016, o filme testemunha a tensão e a perplexidade que escalavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos no palácio de Oscar Niemeyer. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria. Dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi.
Quando? 13/04, às 21h, e 14/04, às 15h. No Looke (é preciso se cadastrar na plataforma).

Animação 'Fuga' venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance em 2021
Animação 'Fuga' venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance em 2021
Foto: Divulgação/É Tudo Verdade

'Fuga' (Dinamarca, França, Suécia, Noruega)
Amin Nawabi, um intelectual de 36 anos, luta com um segredo doloroso que manteve escondido por vinte anos e que ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido. Recontada pelo diretor Jonas Poher Rasmussen, seu amigo próximo, a história extraordinária da viagem feita por Amin na infância, como refugiado afegão, vem à luz pela primeira vez. Animação vencedora do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance em 2021.
Quando? 08/04, às 21h. No Looke.

'A última floresta' (Brasil)
Em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. Dirigido por Luiz Bolognesi.
Quando? 18/04, às 19h. No Looke.

Filme do diretor Luiz Bolognesi acompanha o conflito de terras em uma comunidade indígena
Filme do diretor Luiz Bolognesi acompanha o conflito de terras em uma comunidade indígena
Foto: Pedro J Márquez

'Sob Total Controle' (EUA)
Um exame aprofundado da forma como o governo Trump respondeu ao surto da Covid-19 nos primeiros meses da pandemia – também os últimos antes da eleição presidencial no país, em outubro de 2020. Uma investigação quente de uma história que ainda está sendo escrita: no arco de tempo coberto pelo filme, 7 milhões de americanos haviam contraído o vírus. Desde então, o número de infecções no país subiu para 30 milhões. Dirigido por Alex Gibney, Ophelia Harutyunyan e Suzanne Hillinger.
Quando? 10/04, às 19h. No Looke.

'MLK/FBI' (EUA)
Este documentário semifinalista do Oscar 2021 é o primeiro filme a revelar a extensão da vigilância e da intimidação do FBI ao reverendo Martin Luther King. Com base em arquivos descobertos e/ou tornados públicos recentemente, o documentário explora a história de perseguição a ativistas negros pelo governo norte-americano e o contraste entre J. Edgar Hoover e King, duas figuras icônicas e poderosas que, apesar de suas diferenças, viam-se ambas como guardiões do sonho americano. Dirigido por Sam Pollard.
Quando? 15/04, às 19h. No Looke.

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade