0

Cinebiografias retratam personalidades e ativistas negros

No Dia da Consciência Negra, confira dicas de filmes e documentários sobre personagens históricos importantes para a luta da população negra

20 nov 2020
09h00
atualizado às 16h13
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Neste dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é celebrado em diversas cidades do Brasil. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes líderes da luta do povo afro-brasileiro pela liberdade.

Cena do filme 'Selma: A Marcha da Liberdade', que retrata um movimento liderado pelo ativista Martin Luther King
Cena do filme 'Selma: A Marcha da Liberdade', que retrata um movimento liderado pelo ativista Martin Luther King
Foto: Divulgação/Paramount Pictures

Apesar de ser declarada como Dia Nacional por uma lei federal de 2011 e constar no calendário escolar do país, a data não é um feriado obrigatório - de acordo com um levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, apenas 15% dos municípios brasileiros o instituíram.

Feriado ou não, o dia é destinado a valorizar a cultura negra e refletir sobre as desigualdades que, até hoje, atingem essa parcela da população. E, claro, uma das formas mais potentes para espalhar essa mensagem é por meio do cinema. 

Pensando nisso, o Terra separou 8 cinebiografias de grandes personalidades que quebraram - ou ainda quebram - barreiras e marcaram a história desse povo. Confira: 

Mandela: O Caminho Para A Liberdade (Youtube)
Filme retrata o percurso traçado pelo líder sul-africano Nelson Mandela desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul.

Selma: A Marcha da Liberdade (Youtube)
História da luta de Martin Luther King Jr. para garantir os direitos de voto dos afrodescendentes nos EUA - uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama.

Filme 'What Happened, Miss Simone' retoma a trajetória da cantora e ativista Nina Simone
Filme 'What Happened, Miss Simone' retoma a trajetória da cantora e ativista Nina Simone
Foto: Divulgação/Netflix

What Happened, Miss Simone? (Netflix)
Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária cantora e ativista Nina Simone.

My Name Is Now, Elza Soares (Looke)
Um filme com a cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos.

Ali (Starzplay)
A biografia do campeão de boxe Muhammad Ali, desde os primeiros dias como Cassius Clay até a ascensão nos esportes e na política, incluindo a controversa recusa de combater na Guerra do Vietnã, além das notórias revanches.

A ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, no filme 'Minha História'
A ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, no filme 'Minha História'
Foto: Divulgação/Netflix

Minha História (Netflix)
Neste documentário, Michelle Obama, a ex-primeira dama dos EUA, abre as portas para a sua intimidade enquanto viaja pelo país na turnê de lançamento da sua autobiografia.

Pitanga (Amazon)
O filme investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antônio Pitanga, que, dirigido por grandes cineastas, foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.

Harriet (Telecine Play)
Baseado na história real da heroína Harriet Tubman, ex-escrava que liderou um movimento de fugas que salvou centenas de pessoas em situação de escravidão nos EUA.

 

 

 

 

Veja também:

Denzel Washington é nomeado melhor ator do século 21
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade