Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja que escolas ganharam e vão 'subir' no Carnaval de SP

Escola da Zona Norte venceu com enredo sobre o povo brasileiro; Pérola Negra superou a Mancha Verde no desempate e também sobe para o Grupo Especial

17 fev 2026 - 13h14
Compartilhar
Exibir comentários

A Acadêmicos do Tucuruvi sagrou-se nesta terça-feira (17/02) a grande campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo de 2026. Com uma vitória apertada e emocionante, a escola da Zona Norte garantiu o retorno à elite do samba paulistano no próximo ano. A Pérola Negra conquistou o vice-campeonato e também carimbou seu passaporte para o Grupo Especial.

Turucuvi recebe trófeu de campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de SP —
Turucuvi recebe trófeu de campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de SP —
Foto: Rodrigo Rodrigues/g1 / Contigo

Tucuruvi exalta o "anti-herói" brasileiro

Com o enredo "Anti-Herói Brasil", a agremiação da Cantareira levou ao Anhembi uma reflexão profunda sobre o povo pobre que resiste às margens da sociedade. O desfile valorizou a resiliência e a cultura popular, conquistando 269,9 pontos. O vice-presidente da escola, Rodrigo Delduque, reforçou a mensagem levada para a avenida: "O brasileiro é um anti-herói. O Brasil tem que olhar mais para dentro do Brasil e exaltar o que nós temos de bom aqui", disse.

Disputa acirrada pelo vice-campeonato

A definição da segunda vaga para o Grupo Especial foi decidida nos critérios de desempate. A Pérola Negra e a Mancha Verde empataram com 269,4 pontos, mas a escola da Vila Leopoldina levou a melhor pela soma das notas descartadas (89,2 contra 89). A Pérola Negra emocionou o público com um samba-enredo sobre a cangaceira Maria Bonita. O refrão potente celebrou o retorno da escola: "Valei-me, cangaceira arretada, MARIA que abala a gira, valente e BONITA que vence demanda".

Esta será a primeira vez que a escola poderá utilizar a Cidade do Samba para confeccionar seu Carnaval, evitando riscos como a enchente de 2020 que destruiu 40% de suas fantasias.

Rebaixamento e critérios de avaliação

Enquanto Tucuruvi e Pérola Negra comemoram o acesso, o clima é de tristeza para a Nenê de Vila Matilde e a Camisa 12, que ficaram nos últimos lugares e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 2. As agremiações foram avaliadas em nove quesitos fundamentais:

Evolução e Samba-enredo;

Bateria e Enredo;

Mestre-sala e porta-bandeira;

Alegoria e Comissão de frente;

Harmonia e Fantasia.

A apuração de 2026 também contou com um momento de tensão: um erro no registro das notas no painel eletrônico da Liga-SP paralisou a leitura por alguns minutos durante o quesito alegoria, mas a situação foi normalizada rapidamente.

Desfile das Campeãs

As vencedoras voltam ao Anhembi no próximo sábado, 21 de fevereiro, para o Desfile das Campeãs. O evento reunirá as cinco melhores do Grupo Especial, além das campeãs e vice-campeãs dos grupos de acesso.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Soudo_carnaval (@soudo_carnaval)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade