3 eventos ao vivo

RJ: Império da Tijuca inaugura Sapucaí e trata de "batuques"

2 mar 2014
21h35
atualizado às 22h27
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Campeã da Série A no ano passado, a Império da Tijuca retornou ao Grupo Especial como primeira escola da elite a desfilar na Sapucaí no Carnaval do Rio de Janeiro de 2014. A agremiação contou a história dos instrumentos de percussão surgidos em terras africanas e começou a apresentação às 21h exatas deste domingo.

Confira a Previsão do Tempo para o Rio de Janeiro no Carnaval

A escola mostrou, em seu desfile, que foi com a chegada dos escravos africanos às terras brasileiras que o batuque se tornou conhecido por aqui. O enredo Batuk ainda marcou a estreia do carnavalesco Júnior Pernambucano no Grupo Especial, em samba de autoria de Márcio André, Vaguinho, Rono Maia, Alexandre Alegria, Karine Santos e Marcão.

A Império da Tijuca apresentou na Sapucaí seus 3.300 componentes divididos em 31 alas, em enredo que também falou de religiosidade, candomblé, umbanda e outras atividades com o batuque como forte elemento de ligação, como capoeira, dança do fogo, congada, folia de reis, bumba meu boi, frevo e maracatu.

Com refrão simples e bateria acompanhando o ritmo proposto pela letra da música, a estrofe "vai tremer, o chão vai tremer" ajudou a conquistar o público, que cantou junto a maior parte do desfile. 
Acompanhada sempre por percussão de instrumentos africanos, a música da Império também fez a comissão de frente apostar na coreografia africana bem ensaiada, com os dançarinos dando voltas no Exu.

O único problema ao longo dos quase 70 minutos de apresentação da agremiação foi no sim, que permaneceu baixo por alguns segundos, nada que comprometesse o bom desfile da escola.

A próxima a entrar na Sapucaí será a Grande Rio, seguida por São Clemente, Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor.

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/" data-cke-892-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/" href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/">veja o infográfico</a>

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade