Recife se prepara para maior bloco de Carnaval do mundo
Pernambuco é palco, neste sábado, do Galo da Madrugada. Confira também os destaques da programação do Carnaval do Estado
Um dos Carnavais mais tradicionais e culturais do Brasil começa na quinta-feira, 12 de fevereiro.
Recife já se prepara para o Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do mundo, que desfila no sábado, 14, e em Olinda os bonecos gigantes já estão prontos para sair às ruas.
Além disso, os foliões que visitarem Pernambuco irão poder conferir shows e manifestações culturais como o maracatu, um dos ritmos característicos da região.
Em Olinda, a abertura da folia acontece no palco do Fortim do Queijo, no Carmo. A festa começa às 19 horas da quinta-feira, 12, com o show da banda olindense Bonsucesso Samba Clube, seguido pela apresentação do maracatu Nação Pernambuco. A terceira apresentação fica por conta do consagrado cantor pernambucano Alceu Valença, que promete agradar a multidão com seus grandes sucessos. O Carnaval de Olinda ainda vai ter shows de Fafá de Belém, Naná Vasconcelos e muitas outras atrações.
Já no Recife, a abertura da festa está marcada para a sexta-feira, 13 de fevereiro, com 63 pólos de animação e mais de mil shows. As principais atrações são: O Rappa, Titãs, Alceu Valença, Elba Ramalho, Marcelo Jeneci, Diogo Nogueira, Nando Reis e Natiruts é mais uma atração confirmada do Carnaval.
O ponto alto do Carnaval do Recife, no entanto, acontece no sábado, dia 14, com o tradicional desfile do Galo da Madrugada. Criado em 1978, é considerado pelo Guinness Book o maior bloco carnavalesco do mundo. O tema do bloco neste ano será “Asas da América, Asas para o Frevo” e o desfile vai homenagear o compositor caruaruense Carlos Fernando.
Os foliões costumam chegar ao Galo da Madrugada logo pela manhã, às 7h. O bloco sai oficialmente por volta das 9:30. Os trios elétricos tocam geralmente até as 18 horas e após este horário muitos preferem ir direto para o Recife Antigo assistir aos shows que acontecem todas as noites no Marco Zero da capital pernambucana.