PUBLICIDADE

Pós-Carnaval: veja 6 exercícios para se recuperar da folia

A professora de educação física da Smart Fit sugere o que fazer para voltar à rotina de treinos

20 fev 2015 - 10h34
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
<p>&quot;O indicado &eacute; focar em um treinamento que fortale&ccedil;a o tronco, para que as les&otilde;es sejam evitadas quando a rotina voltar a ser intensa&quot;, alerta a professora da Smart Fit.</p>
"O indicado é focar em um treinamento que fortaleça o tronco, para que as lesões sejam evitadas quando a rotina voltar a ser intensa", alerta a professora da Smart Fit.
Foto: iStock / Getty Images

Depois de uma maratona de festas, desfiles, bailes e blocos de carnaval, sabe-se que recuperar o corpo após dias intensos de folia nem sempre é uma tarefa fácil. Segundo a professora de educação física Damaris Dias, da Smart Fit, que integra o maior grupo de academias da América Latina, depois de todo esse agito é preciso voltar à rotina de treinos com cautela para que não ocorram graves lesões e fortes dores musculares.

“Uma pausa curta, como, por exemplo, quatro dias de Carnaval, não é suficiente para levar a uma grande perda de massa magra e nem de flexibilidade ou resistência. Porém, é possível que o atleta note uma pequena diminuição da força, por isso é importante voltar com calma”, explica Damaris Dias. 

A especialista também reforça que ao retornar de um período sem treino é preciso ter cuidados especiais, principalmente com as cargas usadas nos aparelhos, que devem ser reduzidas.Confira a série com seis exercícios para se recuperar da folia:

Leg press máquina – Mantendo os pés afastados na largura dos quadris e apoiados na parte de baixo da plataforma, é possível trabalhar o quadríceps. Para enfatizar o quadríceps interno é preciso manter os pés abertos. Com os pés mais fechados, é enfatizado o quadríceps externo.

Supino reto máquina – Para o fortalecimento de peitoral, ao estender os cotovelos e empurrar a barra a frente mantenha o abdômen bem contraído, cotovelos na direção da linha do peitoral e punho alinhado com o antebraço.

Remada fechada máquina – O exercício trabalha a região superior e as laterais das costas, região de trás do ombro e braços. Sentado com o tronco ereto e o peito apoiado no suporte, puxe as alças para trás e volte à posição inicial. Faça a remada fechada com os cotovelos próximos ao tronco, e a aberta com os cotovelos mais elevados do que os punhos.

Desenvolvimento máquina – Para fortalecimento dos ombros, ajuste o banco com a pegada na altura do pescoço. Com o tronco reto, empurre as alavancas para cima e em seguida volte à posição inicial.

Abdominal máquina – Sentado no aparelho, faça a flexão da coluna e do quadril e retorne à posição inicial. 

Lombar máquina – Segundo a professora Damaris Dias, da academia Smart Fit, este é um exercício fácil de realizar. “Basta apoiar o tronco na prancha lombar e executar o exercício para musculatura de oblíquos interno e externo através da inclinação lateral”, explica. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade