Lula rompe silêncio e rebate críticas sobre o desfile de Carnaval: 'Não fiz'
Homenageado da Acadêmicos de Niterói, presidente Lula falou pela primeira vez sobre o desfile polêmico da escola
Neste domingo, 22/02, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou pela primeira vez o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou sua trajetória na Sapucaí. A apresentação, no entanto, resultou no rebaixamento da escola e gerou uma série de críticas e representações no TSE por parte da oposição.
Ao ser questionado sobre o resultado e o conteúdo do enredo, Lula buscou se distanciar de qualquer responsabilidade técnica ou criativa, afirmando: "Eu não penso [sobre isso]. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa".
O presidente ressaltou que, em sua visão, o desfile foi uma celebração à memória de sua mãe, Dona Lindu, focando na saga migratória de sua família. Ele lamentou que ela não estivesse viva para presenciar o tributo.
Apesar do tom de gratidão, o mandatário acabou cometendo uma gafe ao prometer uma visita à agremiação. Ao dizer que iria à quadra para agradecer o carinho quando voltasse a "São Paulo", Lula esqueceu que a escola pertence à cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Qual foi a colocação final da escola?
A apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro, realizada nesta quarta-feira (18), coroou a Viradouro como a grande campeã do Carnaval. Enquanto no final da lista de pontuação, a Acadêmicos de Niterói viveu um desfecho amargo.
Estreante na elite após vencer a Série Ouro em 2025, a escola levou para a Sapucaí o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". Apesar da temática política e social focada na trajetória do atual presidente, a agremiação não conseguiu notas suficientes para se manter no grupo principal e foi rebaixada.
Ver essa foto no Instagram