Conheça o goiano que faz história no carnaval como rei de bateria de escola de samba
John Avelino aposta em um perfil agregador como resposta aos críticos: "Não estou tomando o lugar de ninguém"
John Avelino, um goiano e rei de bateria na União de Jacarepaguá, ganhou destaque no carnaval carioca após um vídeo seu dançando na chuva em 2015 viralizar. Desde então, ele tem participado ativamente do carnaval, alcançando o posto de rei de bateria e se tornando uma figura inspiradora no combate ao preconceito e racismo. Ele é notável por ser o primeiro Rei do Carnaval sem compartilhar o protagonismo com uma rainha de bateria, enfatizando a importância das mulheres no evento.
Era o ano de 2015, época em que as redes sociais ainda não tinham o mesmo engajamento de hoje. O goiano John Avelino sambava debaixo de chuva enquanto a Estação Primeira de Mangueira desfilava. Essa performance foi crucial para um espectador que gravou a cena, resultando em um vídeo que se tornou viral. Foi a primeira expressão pública do cabeleireiro e maquiador que, atualmente, é rei de bateria na União de Jacarepaguá, na Série Prata. Ele rechaça disputas por ego, enfatizando: "O mais importante é a escola".
Em 2001, ainda em sua infância, John realizou um trabalho escolar sobre a Caprichosos de Pilares, cujo samba-enredo naquele ano era Goiás, Um Sonho de Amor no Coração do Brasil. A identificação com o tema motivou o jovem a investir no sonho de participar do carnaval carioca, um sonho que se realizou ao atingir a maioridade.
"O que me define quando estou à frente da bateria é a felicidade. Livre de qualquer amarra, livre de julgamentos. Estou ali para me divertir e fazer o melhor pela minha escola", afirmou em entrevista exclusiva ao Terra.
O vídeo que viralizou foi o catalisador para John se aproximar ainda mais do samba. Ele participou pela primeira vez de um desfile como semi-destaque de alegoria pela Unidos da Tijuca em 2016. Em 2019, também atuou como semi-destaque, até alcançar o posto de rei de bateria da Lins Imperial no ano passado, compartilhando o título com a digital influencer Katarina Harmony.
"Tudo o que conquistei foi resistindo ao preconceito e ao racismo. Por ter a coragem de enfrentar desafios, me coloco em uma posição de inspiração para outras pessoas", declarou.
Na história do carnaval, personalidades como o apresentador David Brazil e o ator e maquiador Zé Reinado já ocuparam o cargo de rei de bateria. John é o primeiro a alcançar o posto de Rei do Carnaval sem dividir o protagonismo com uma rainha de bateria. Ele descarta disputas internas e reafirma a importância do papel das rainhas de bateria.
"Não podemos construir uma história negando o legado de quem já contribuiu para o carnaval. Disputar esse espaço seria negar todo o esforço que as mulheres fazem à frente da bateria. Eu não estou tomando o lugar de ninguém", enfatizou.
John exemplifica ao pé da letra o samba-enredo da Mangueira de 2015, que serviu de trilha sonora para o vídeo que se popularizou: "Agora Chegou a Vez, Vou Cantar: Mulher de Mangueira, Mulher Brasileira em Primeiro Lugar".