Bono explica por que abandonou o nome "Bono Vox"
Vocalista do U2 diz que aposentou parte do apelido ao descobrir seu significado em latim — e que só no Brasil ainda o chamam assim
Bono Vox ou apenas Bono? O apelido de Paul David Hewson, vocalista do U2, já foi nome composto, mas, segundo ele, atualmente é simples — ou seja, consiste em uma só palavra.
Em entrevista ao programa Conversa com Bial, o cantor disse que aposentou o "Vox" e que apenas no Brasil as pessoas ainda o chamam assim.
O papo com o apresentador Pedro Bial foi gravado na semana passada e ainda irá ao ar em data a ser definida. No entanto, o abandono de parte do apelido foi um dos temas abordados, segundo apurou o colunista Ancelmo Gois, do jornalista O Globo.
Na conversa, Bono contou a Bial que decidiu limar o "Vox" ao descobrir seu significado em latim: "voz poderosa". E completou:
"Mas, no Brasil, as pessoas me estimulam a manter essa atitude (poderosa) e, por isso, me sinto muito lisonjeado sempre que venho a seu país."
A origem do apelido Bono Vox
Paul David Hewson, hoje com 65 anos, ganhou o apelido Bono Vox há cinco décadas, ainda na adolescência. Quando tinha entre 14 e 15 anos, o vocalista irlandês passou a ser chamado assim por um amigo de Dublin, cidade onde nasceu.
O amigo em questão, Guggi, também gostava de música e o apelidou com base na palavra "bonavox". Era o nome de uma loja de aparelhos auditivos existente na capital da Irlanda naquela época.
Antes de ser chamado de Bono Vox, ele também teve os apelidos "Bon Murray", "Huyseman" e "Bono Vox of O'Connell Street", dentre outros. Essa história foi revelada no livro Bono on Bono: Conversations with Michka Assayas, lançado em 2005.
+++ LEIA MAIS: A banda que serve de modelo para o U2, segundo Bono
+++ LEIA MAIS: A curiosa guitarra que salvou o grande hit do U2
+++ LEIA MAIS: O dia em que Robbie Williams ficou chapado de cogumelo na casa de Bono
+++ LEIA MAIS: A única música realmente rock 'n' roll do U2, segundo The Edge
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram