Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Beatriz Crespo, médica especialista em bem-estar, recomenda cinco práticas infalíveis de dois minutos para começar bem setembro: 'Elas transformam o dia inteiro'

Pequenos gestos que levam menos de dois minutos podem ajudar a reduzir a ansiedade e trazer mais bem-estar e disposição à rotina

3 set 2026 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Para retomar a rotina e os projetos de fim de ano sem sobrecarga, a médica Beatriz Crespo recomenda a prática de micro-hábitos saudáveis. Tratam-se de ações simples, com menos de dois minutos de duração, capazes de transformar o cotidiano. Respaldada pela neurociência, a especialista afirma que incorporar apenas três desses hábitos por dia eleva a produtividade e o bem-estar, promovendo uma melhora contínua e flexível sem exigir mudanças drásticas no estilo de vida.
Beatriz Crespo, médica especialista em bem-estar, recomenda cinco práticas infalíveis de dois minutos para começar bem setembro: ‘Elas transformam o dia inteiro’.
Beatriz Crespo, médica especialista em bem-estar, recomenda cinco práticas infalíveis de dois minutos para começar bem setembro: ‘Elas transformam o dia inteiro’.
Foto: Reprodução/TV Globo / Purepeople

Com a chegada de setembro, entramos na reta final do ano — um período que pode despertar a vontade de rever hábitos, retomar projetos e organizar a rotina. Ao mesmo tempo, depois de meses intensos, nem sempre é fácil encontrar disposição para tirar esses planos do papel.

A prática de exercícios físicos pode ajudar, mas, segundo Beatriz Crespo, médica especialista em medicina e alta performance esportiva e em bem-estar, podemos incorporar alguns micro-hábitos muito simples para começar setembro com o pé direito.

Em entrevista ao jornal "El Mundo", a autora do livro "Microhábitos saludables" explicou que as boas intenções de começar algo novo em setembro nem sempre se concretizam.

"O entusiasmo inicial de retomar projetos é interrompido pela avalanche de e-mails pendentes, pelas reuniões que se multiplicam e por uma disposição que nem sempre acompanha."

Por outro lado, se adotarmos micro-hábitos saudáveis — "pequenos gestos, de menos de dois minutos, que estão ao alcance de qualquer pessoa e conseguem transformar o dia inteiro" —, alcançaremos resultados muito melhores quase sem perceber.

"A neurociência demonstra que apenas três micro-hábitos por dia são suficientes para melhorar o bem-estar e a produtividade", garante.

Além disso, como explica em seu livro, não é necessário repeti-las todos os dias. Você pode adotar três hoje e escolher outras três amanhã, porque o objetivo é "facilitar a melhora contínua sem a necessidade de reorganizar a vida".

Crespo propõe pequenos gestos de aut...

Veja mais

Matérias relacionadas

Filippo Ongaro, médico especialista em longevidade: 'Quem nunca praticou exercícios físicos pode começar caminhando 10 minutos por dia durante alguns meses'

Filippo Ongaro, médico especialista em longevidade: 'Uma pessoa sedentária de 50 anos pode compensar dois anos de inatividade com dois meses de exercícios na academia'

Tendências de Outono 2026: os mocassins que dão um toque especial a qualquer look do dia a dia sem abrir mão do conforto

'Estar bem por fora é um reflexo de se sentir bem por dentro': Gisele Bündchen valoriza abordagem holística de beleza; übermodel é a 1ª embaixadora da Garnier; detalhes

Mateus Carrieri, 59 anos: 'Todo dia faço 45 minutos de cardio. Comecei a ver que o que dava muito certo era a constância'

Purepeople
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra