Artistas reagem a tarifaço de Trump; veja o que eles disseram e postaram
Enquanto muitos criticaram a taxa de 50%, outros apoiaram a decisão dos EUA; veja
Os artistas brasileiros também estão se posicionando nas redes sociais após o anúncio das tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil feito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite de quarta-feira, 9.
O presidente americano alegou que as taxas são uma resposta à "perseguição" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). Trump disse ainda que as ordens judiciais "censuram" mídias sociais americanas e inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA.
Veja como reagiram os artistas:
Gil do Vigor, ex-BBB e economista
O ex-BBB Gil do Vigor, que está fazendo um PHD em economia nos Estados Unidos, fez um vídeo explicando a situação para os seus seguidores:
O Brasil é soberano!
Explicando de maneira clara o que está acontecendo entre Brasil e USA! pic.twitter.com/cBVSPMVnIW
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) July 10, 2025
Danilo Gentili, humorista
O humorista Danilo Gentili, que apoiou Jair Bolsonaro em 2018, agora critica a família do ex-presidente, e mandou um recado direto para Eduardo Bolsonaro no X (antigo Twitter):
Pro @BolsonaroSP é fácil comemorar taxa no Brasil. Esse vagal nunca trabalhou na vida e hj vive na Disney de MAMATA. Essa família sabotou combate a corrupção pra livrar o rachador @FlavioBolsonaro e agora sabota o País pra livrar o covarde mentiroso @jairbolsonaro . Vermes.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) July 10, 2025
Juliano Cazarré, ator
O ator Juliano Cazarré usou a China de exemplo para dizer que o estado brasileiro "não tem moral" para reclamar dos 50% dos EUA:
Kleber Mendonça Filho, diretor de cinema
Kleber Mendonça Filho, diretor de O Som ao Redor e Aquarius, chamou a taxação de "sabotagem da família Bozo contra o Brasil":
A sabotagem da família Bozo contra o Brasil finalmente escancarada, e já era evidente há anos.
Direita desmoralizada.
Lula, a Esquerda e a Realidade saem fortalecidos.
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) July 10, 2025
Netinho, cantor
O cantor de axé Netinho, que fez sucesso nos anos 90 com a música Mila, é apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro e postou a tradução da carta de Trump em seu Instagram:
View this post on Instagram
Luana Piovani, atriz
Conhecida por suas opiniões marcantes, a atriz Luana Piovani compartilhou nos Stories do Instagram um vídeo do diretor Walter Salles, herdeiro da família dona do Itaú, defendendo a taxação de grandes fortunas:
Humberto Carrão, ator
No ar como o herdeiro Afonso Roitman no remake da novela Vale Tudo, Humberto Carrão postou alguns Stories no seu Instagram exaltando o presidente Lula:
Alice Wegmann, atriz
No ar como Solange Duprat no remake de Vale Tudo, Alice Wegmann postou uma foto exaltando a bandeira do Brasil e usando a música tema da novela na voz de Gal Costa: