Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: "subterrânea", galeria Prestes Maia guarda história em SP

20 abr 2013 - 16h20
(atualizado às 17h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Galeria é revestida de mármore e teve uma das primeiras escadas rolantes da cidade
Galeria é revestida de mármore e teve uma das primeiras escadas rolantes da cidade
Foto: Marcus Johnny / vc repórter

A galeria Prestes Maia, localizada no centro de São Paulo, já foi considerada uma das mais tradicionais da cidade. Com nada menos que 6 mil metros quadrados, o espaço cultural tem uma ligação subterrânea entre a praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú, com saída abaixo do Viaduto do Chá, e era um dos lugares mais concorridos como abrigo de grandes eventos artísticos.

O espaço, com paredes e colunas revestidas de mármore, foi um dos primeiros locais a utilizar escadas rolantes na cidade de São Paulo. Elas foram inauguradas em 1955 pelo prefeito William Salem.

A galeria tem três andares: subsolo, com acesso ao Vale do Anhangabaú sob o Viaduto do Chá; o térreo e o mezanino. O espaço foi inaugurado em 1940 pelo então prefeito de São Paulo Francisco Prestes Maia e com a presença de Getúlio Vargas.

Entre diversos projetos que ficaram apenas no papel, o último deles, divulgado pela prefeitura em 2011, prevê que a galeria se torne uma espécie de anexo do Edifício Matarazzo ou Palácio do Anhangabaú, sede da administração municipal.

Com isso, a galeria passaria a fazer parte de um complexo que incluiria também o Hotel Othon, localizado na rua Líbero Badaró. Além disso, as diversas salas da galeria dariam lugar a uma grande sala de 2 mil metros quadrados.

O internauta Marcus Johnny, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade