Trilhas de Cultura debate mercado para novos artistas
Noites de bate-papo com Ellen Oléria, Marcelino Freire, Luz Ribeiro e outros artistas pretendem reunir 300 pessoas
O projeto Trilhas de Cultura, promovido pela Prefeitura de São Paulo e parceiros, realizará rodas de conversa nos dias 23 e 25 de setembro para debater cultura, trajetórias e mercado artístico, com a participação de 300 pessoas e artistas renomados, visando ampliar o acesso a oportunidades na área cultural.
O projeto Trilhas de Cultura, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) em parceria com o Instituto Arlequim, Carne Dura Produções e viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, estreia com duas Rodas de Conversa nos dias 23 e 25 de setembro. Com o objetivo de capacitar agentes culturais das periferias e ampliar o acesso a editais e mecanismos de fomento público, o projeto visa fortalecer redes, valorizar trajetórias e ampliar a participação de diferentes vozes nos espaços culturais da cidade até 2026.
As rodas acontecem no formato night light, a partir das 18h, com cerca de 300 participantes, entre artistas e agentes culturais, em encontros que promovem debates sobre cultura, trajetórias, mercado artístico, gestão, equidade, inovação e os desafios para acessar recursos.
Entre os convidados para as conversas estão nomes de destaque como Ellen Oléria (cantora e compositora), Mulambo (artista plástico), Juh Almeida (cineasta), Marcelino Freire (escritor), Mirella Façanha (atriz e diretora), Rico Dalasam (poeta do rap) e Naruna Costa (atriz e dramaturga). As rodas serão mediadas por Renan Inquérito (dia 23) e Luz Ribeiro (dia 25). A ambientação musical fica por conta dos DJs KLJay, conhecido no hip hop brasileiro, e Nyack, referência internacional da música brasileira.
O conceito de “conversante” vai além de quem conduz a roda, representa o início de novas conexões e oportunidades no universo artístico, fomentando trocas de contatos, dicas e caminhos para projetos futuros.
“As Rodas de Conversa são um espaço de encontro e escuta, onde trajetórias diversas se conectam para inspirar novas possibilidades. Escolher equipamentos como o Olido e o Centro de Culturas Negras reafirma nosso compromisso com uma cultura acessível e diversa”, ressalta Bárbara Guerra, presidente do Instituto Arlequim.
No dia 23, a programação acontece no Centro Cultural Olido, com a discotecagem inicial de DJ KLJay, seguido da roda mediada por Renan Inquérito. No dia 25, o evento ocorre no Centro de Culturas Negras Jabaquara, com DJ Nyack na abertura e mediação de Luz Ribeiro.
Além dessas rodas, o Trilhas de Cultura contará com laboratórios, cursos online, premiações e imersões artísticas, consolidando-se como um movimento coletivo em defesa da equidade, diversidade e do direito à arte e à educação.