PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Roberto Benigni é homenageado no Festival de Veneza

Ator recebeu o Leão de Ouro durante a cerimônia de abertura do evento e fez apelo ao presidente da Itália

1 set 2021 - 17h05
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O ator, comediante e diretor italiano Roberto Benigni foi homenageado com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra, durante a 78ª edição do Festival de Veneza, iniciada nesta quarta-feira (1º), e fez um apelo ao presidente da Itália, Sergio Mattarella. 

O prêmio foi entregue pela diretora Jane Campion, que destacou o talento cômico, esperançoso e sincero de Benigni, um dos artistas mais populares da Itália. "Neste momento difícil para diretores e para pessoas de todo o mundo, Roberto Benigni é necessário", disse ela.

Ao receber a homenagem, Benigni dedicou a honraria à sua esposa, Nicoletta Braschi, com quem faz "tudo junto há 40 anos".

"Só posso dedicar o Leão pela carreira a Nicoletta: é dela. Eu me prendo na cauda, as asas são dela, talento, mistério, charme e feminilidade. Você emana luz, amor à primeira vista, aliás visão eterna", declarou o artista italiano. 

Durante seu pronunciamento, Benigni ainda brincou dizendo que merece um "gatinho" em vez de um leão. "Não é uma emoção, é mais: é um sentimento de amor que sinto e que gostaria de retribuir 10 vezes".

Por fim, ele pediu para Mattarella ficar no cargo por "mais alguns anos", após o término de seu mandato. "Eu amo o Mattarella, gostaria de beijá-lo e abraça-lo", disse Benigni, apelando para o presidente ficar no Palácio do Quirinale.

Com 68 anos, Benigni é conhecido pela versatilidade e já estrelou mais de 30 longas em sua carreira, dos quais o mais célebre é A vida é bela, também dirigido por ele e que lhe rende o Oscar de melhor intérprete masculino e melhor filme estrangeiro.

Na produção, o italiano dá vida ao judeu Guido, que usa sua imaginação para proteger seu filho dos horrores de um campo de concentração nazista.

Em seu trabalho mais recente no cinema, o ator interpreta Geppetto na adaptação de Matteo Garrone para o clássico infanto-juvenil Pinóquio.

O Festival de Veneza, que teve a cerimônia de abertura hoje acontecerá até o próximo dia 11 de setembro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade