Itália recebe mostra com 59 obras-primas do modernismo francês
ANSA obteve primeiras imagens da exposição em Pádua
A cidade italiana de Pádua recebe, entre 16 de janeiro e 12 de maio, a exposição "De Monet a Matisse. French Moderns, 1850-1950", com uma coleção de obras-primas de pintura e escultura. A ANSA obteve as primeiras imagens da instalação com exclusividade.
A prévia mostra que o Palazzo Zabarella recebeu 59 obras da coleção europeia do Brooklyn Museum, selecionadas pelos curadores do museu nova-iorquino Lisa Small e Richard Aste, que contam a história de um dos séculos mais fascinantes da história da arte, quando os artistas se afastaram da tradição artística acadêmica para se concentrar nos sujeitos da vida cotidiana.
A seleção também celebra a França como centro artístico do modernismo internacional, da metade do século 19 à metade do século 20.
A exposição abrange, entre temas, sujeitos e movimentos pictóricos diversos, do realismo ao impressionismo, pós impressionismo, simbolismo, fauvismo, até o cubismo e o surrealismo.
Monet, Cézanne, Léger, Morisot, Renoir, Degas, Matisse, Courbet, Corot, Rodin e Chagall estarão representados.
A exposição leva o visitante pela mão por quatro seções temáticas - "Paisagem", "Natureza morta", "Retratos e figuras" e "O nu", que atravessam formas e estilos diferentes entre si, em uma escalada que ilustra como foi revolucionada a própria ideia de arte durante um século fundamental. .