PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Fique de Olho: Black Rio! Black Power!

28 set 2023 - 09h01
(atualizado em 29/9/2023 às 08h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O filme Black Rio! Black Power! é uma obra de Emílio Domingos, que nasce no segundo semestre de 2023, com roteiro do próprio diretor, a obra documenta o período de ouro da Black Music no Brasil, traçando um recorte histórico sobre a trajetória de Dom Filó, um dos principais nomes da cultura preta em nosso país.

Foto: AUR

Recentemente, o longa-metragem foi nomeado como um dos projetos que terão apresentação no Festival do Rio, na categoria "Competição Longas Documentários", provando a força da obra e a necessidade de reafirmar o movimento dentro da nossa cultura.

Em um contexto histórico, tudo tem início no Baile da Pesada, sendo ali que Big Boy e Ademir Lemos trouxeram o soul para uma escala maior de público no RJ.  O Baile do Astória também foi um dos grandes responsáveis pela disseminação do poder do soul no Rio de Janeiro. Localizado no Catumbi, Mr Funky Santos idealizou o projeto que tinha como especial James Brown, o Rei da Black Music. 

Foto: AUR

Se você for periférico e perguntar pro seu avô sobre o Baile do Shaft, é fato que ele vai estar ligado. Dom Filó criou o baile homenageando a série americana, que tinha um detetive negro como protagonista. Dom Filó também foi responsável por expandir a Soul Music ao redor do Rio de Janeiro. Através da criação da Soul Grand Prix, a equipe tinha autenticidade, justamente por passar a valorização do preto na sociedade, influenciando inclusive a indústria fonográfica.

Se São Paulo atravessou as décadas indo em direção ao Hip Hop, o Rio de Janeiro rumou em direção ao Miami Bass, sendo a Soul Music um dos principais gêneros que influenciaram o desenvolvimento da cultura periférica na cidade, abrindo as portas inclusive para o Funk como vemos hoje em dia. É tudo papo de evolução e transformação, demorô?

AUR
Compartilhar
Publicidade
Publicidade