Exposição 'Linha D’Água' tem conversa com artistas no sábado
Maria Villares e Coca Rodriguez Coelho e o curador Ernesto Bonato conversam com público sobre os trabalhos que compõem a exposição “Linha d’água”. Detalham o que os levou a montar esta mostra em torno do tema Água, tão urgente e essencial, e com o qual as artistas vem trabalhando de forma independente há pelo menos duas décadas.
A mostra apresenta 40 aquarelas de médias e grandes dimensões. Algumas aquarelas criadas com tinta luminescente podem ser apreciadas em um ambiente especialmente montado para tal. Livros de artista, objetos e instalações completam a exposição.
Destaque para a “Visibilidade da Ausência” de Maria Villares, da série “Muito além da maçã”. O objeto, uma grande redoma de acrílico de formato ovoide, preenchida por vaselina, água destilada e placas de acrílico translúcido vazadas a partir de fatias da maçã. Esta obra nos remete imediatamente ao útero, ao líquido amniótico e ao processo de gestação e de criação latente, onde o limite entre o denso e o tênue, o recolhimento/isolamento e a interação e contato manifestam aquilo que é visível e perceptível, mas também o que se mantém invisível e quieto, em um leve equilíbrio entre o ser e o devir.
Uma extensa estrutura de madeira reaproveitada sustenta a obra ‘Linha d’água’, de Coca Rodriguez Coelho, que compartilha o nome da mostra, e reúne mais de 100 recipientes identificados contendo amostras de água de mais de vinte países e três continentes, coletadas pela artista ao longo de mais de duas décadas. Águas de rios como o Oiapoque (AP), Chuí (RS), Orinoco (Venezuela), Amazonas, Madeira (AM), Negro (AM), Solimões (AM), mas também águas de lagos como o Titicaca (Bolívia) e a lagoa dos Patos (RS), além de águas dos mares que banham Galápagos, Tahiti e Havaí compõem a instalação.
A conversa com as artistas acontece no Espaço Nexus dia 8 de novembro, sábado, às 15h. A programação da exposição ‘Linha d’água’ oferece uma oficina de aquarela para crianças, que acontece dia 26 de novembro, quarta-feira, a partir das 14h30. As atividades, assim como a exposição, que fica em cartaz de terça a sábado até 20 de dezembro, são de acesso livre e gratuito.
Serviço
Exposição coletiva “Linha d’água”
Artistas: Maria Villares e Coca Rodriguez Coelho
Curador: Ernesto Bonato
Produção: Andrea Angulo
Conversa com artistas: dia 08/11 às 15h
Visitação: de terça a sábado, às 10h às 18h, até 20 de dezembro
Oficina de aquarela para crianças: dia 26/11 às 14h30
Acesso livre e gratuito a todas as atividades
Local: Espaço Nexus
Rua Com. Elias Zarzur, 2254
Alto da Boa Vista - São Paulo - SP - 04736-003
Tel.: 11 5541-7630