Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Edifício Martinelli em SP recebe iluminação de Natal pela 1ª vez

Ação integra o Natal Iluminado 2025 da Prefeitura da capital

2 dez 2025 - 10h33
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O histórico Edifício Martinelli, considerado o primeiro arranha-céu de São Paulo, foi iluminado para o Natal na noite da última segunda-feira (1º), pela primeira vez desde sua inauguração, há quase 100 anos.

Fachada do edifício Martinelli em São Paulo
Fachada do edifício Martinelli em São Paulo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A ação, realizada pela Prefeitura de São Paulo ? por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e da SP Urbanismo, em parceria com o condomínio do prédio -, integra o programa Natal Iluminado 2025, que transforma a cidade em um circuito de luz e cultura até o próximo dia 6 de janeiro.

A iniciativa conta com decoração temática, projeções em edifícios históricos, corais e mais de 300 atrações artísticas distribuídas por todas as regiões da capital.

A iluminação natalina no Martinelli promete ser um espetáculo visual inédito no coração do centro histórico. Toda a imponente fachada do Martinelli recebeu uma composição luminosa especial: 100 refletores de LED, 20 ribaltas de LED, 1.000 strobos LED, 300 metros de cascata de LED (totalizando 12 mil LEDs) e 250 metros de cortina de LED (50 mil LEDs).

Segundo a prefeitura de SP, para executar a instalação, foram mobilizados 25 profissionais diretamente e outros 40 indiretamente, que utilizaram 3 quilômetros de cabos elétricos e 3 quilômetros de cabos de aço, além de equipamentos de alta tecnologia para garantir segurança e precisão no projeto. As cores verde e vermelha, em movimento, "darão vida" ao edifício.

Idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, o Edifício Martinelli começou a ser construído em 1924 e foi concluído em 1934. Com 30 andares e 105 metros, tornou-se o primeiro arranha-céu de São Paulo e, por anos, o mais alto da América Latina.

Em um gesto ousado para demonstrar a segurança da obra, Martinelli mandou erguer um palacete na cobertura, réplica de uma villa italiana, onde sua família chegou a residir.

Em 1975, o edifício foi desapropriado pela Prefeitura e completamente restaurado, sendo reinaugurado em 1979. Hoje, abriga diversas secretarias e empresas municipais, além de contar com um terraço panorâmico no 26º andar, de onde se avista o Pico do Jaraguá, a Avenida Paulista e a vasta paisagem urbana paulistana. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade