PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

5 Diretores pretos que você precisa conhecer - cinema contemporâneo

20 set 2023 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Quando vamos assistir um filme, é normal escolhermos algo por conhecer um ator ou uma atriz, afinal eles estão nos cartazes e trailers. Apesar da história do cinema ter bons nomes na cadeira de diretor, não é normal olhamos diretamente para o nome do diretor, não é mesmo!?

Para ficar simples, pensa em diretores que não sejam Spielberg, George Lucas, Tarantino, James Cameron, Christopher Nolan, Francis Ford Coppola e Scorsese? Ficou difícil não?! Não queremos aqui dizer quem é melhor ou pior, mas sugerir novas perspectivas de visões de cinema.

Sendo assim, nós vamos deixar essas escolhas mais fáceis apresentando 05 diretores que talvez você não conheça e que sem dúvidas tem um impacto muito grande no cinema contemporâneo.

Prince of Cats - Spike Lee

Provavelmente, o primeiro nome de diretor negro que vem na cabeça de todo mundo é o do Spike Lee, diretor desde 1979 (segundo o IMDB). Na cadeira de diretor, Lee assina 130 produções que vão de filmes, clipes, comerciais e até jogos de videogame, pois a história do modo "My Career" do NBA2k16 é assinada pelo mestre.

Como Spike Lee talvez seja o diretor mais famoso desta lista, vamos deixar duas futuras produções dele na sua mente. A primeira delas é "Prince of Cats", que deve sair nos próximos anos. O filme é uma releitura de Romeu e Julieta, se passando no melhor momento do Hip-Hop dos anos 80, no Brooklyn, e uma vindoura produção sobre a história de Colin Kaepernick, contando a história do quarterback na NCAA, que deve sair no HBOmax.

Mas enquanto essas duas obras não são lançadas, ficamos com o "Do the Right Thing", de 1989, que no Brasil recebeu o nome de "Faça A Coisa Certa" e está disponível no Prime Video.

Uma Noite em Miami - Regina King

Regina King divide seu tempo e criatividade entre interpretar e dirigir com diversos prêmios nas duas funções (83 ao todo). Mas para falar dela como diretora, não poderia ser diferente, temos que citar "Uma Noite em Miami", disponível no Prime Video.

O filme é baseado em uma peça de teatro com o mesmo nome e aborda um suposto encontro entre Muhammad Ali, Malcolm X, Sam Cooke e Jim Brown em um hotel em Miami. Nesse encontro, os quatro discutem os seus papéis na luta pelos direitos civis e na cultura. Ah, esse filme tem o Kingsley Ben-Adir como Malcolm X, ele que interpretará Bob Marley nos cinemas.

Mãos Talentosas - Thomas Carter

"Mãos Talentosas" é um filme que conta a história de Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), um neurocirurgião que se tornou referência mundial na sua área de atuação. Esse filme, lançado em 2009 e disponível na Netflix, pode ter passado despercebido por você, mas vale a sessão pipoca.

De qualquer maneira, esse não é o filme mais famoso de Thomas Carter e quebrando a regra de indicar um filme, fica aqui a menção honrosa de "Coach Carter - Treino para a Vida", que é um dos maiores filmes de basquetebol já feitos e tem, segundo o New York Times, a melhor atuação da carreira de Samuel L. Jackson.

Se a Rua Beale Falasse - Barry Jenkins

Eu sei que falar de Barry Jenkins e não falar de "Moonlight" parece errado, até pela bagunça que foi o Oscar de 2017, mas "Se a Rua Beale Falasse" mantém a assinatura incrível do diretor e ainda traz outra indicada dessa lista, Regina King (que ganhou o Oscar de atriz coadjuvante).

De qualquer forma, Barry Jenkins tem chamado muito a atenção: nos últimos seis anos ele tem 3 filmes de grande destaque, com os três recebendo diversas indicações nos circuitos internacionais de cinema. Não por menos, ele será o diretor de "Musafa: The Lion King", que tem previsão de lançamento para 2024.

Candyman - Nia DaCosta

Fechando a lista, com Nia DaCosta e o seu remake de "Candyman". Nia DaCosta está sem dúvidas no topo da lista de diretores que temos que prestar a atenção. Ela, aos 30 anos, escreve, dirige e produz filmes e seu "Candyman" ficou para a história.

O filme foi aos cinemas no momento de reabertura mundial, durante a flexibilização da pandemia de Covid-19, além disso, conseguiu superar em bilheteria outras duas excelentes diretoras, Ava DuVernay e Gina Prince-Blythewood, sendo a primeira mulher negra a ter um filme em primeiro lugar de bilheteria nos Estados Unidos.

O próximo filme que iremos assistir de Nia DaCosta será o "The Marvels", que tem seu lançamento previsto para 09 de novembro de 2023.

Sobre o Autor 'Prazer, Diego Silver!'

Pai, Preto, Nerd e Mestre Jedi na arte de fazer meu dia parecer que tem 48hrs. Sou apaixonado por One Piece e fui educado em um mix de Tokusatsu, filmes chineses às segundas-feiras e Blaxploitation. Prometo ignorar argumentos rasos, ao mesmo tempo que vou elogiar coisas bobas e edificar alegorias que vão ensinar que o mundo não é o playground do condomínio.

AUR
Compartilhar
Publicidade
Publicidade