Agosto mal começou e vídeo de homem explodindo altar de igreja histórica viraliza; web reage: 'Diabo anda solto'
Câmera flagra invasão e ataque com artefato explosivo em patrimônio tombado em Itaiópolis
Um vídeo gravado por câmera de segurança viralizou nas redes sociais ao mostrar um homem detonando um artefato explosivo no altar da Igreja Matriz Santo Estanislau, localizada em Itaiópolis, no Norte de Santa Catarina. O caso, ocorrido na tarde de quarta-feira (30), provocou forte reação de internautas.
A igreja, que tem mais de 100 anos e é considerada patrimônio tombado em níveis estadual e federal, teve parte de seu interior danificado pela explosão. Segundo informações da Polícia Civil, o homem já foi identificado e está sendo investigado por dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso.
Câmeras flagraram o momento exato do crime
As imagens mostram o suspeito entrando na igreja, indo diretamente ao altar e tentando abrir o sacrário, sem sucesso. Em seguida, ele acende um objeto com aparência de explosivo, posiciona sobre o altar, o cobre com um pano e foge correndo. Instantes depois, o artefato pega fogo e explode com um estrondo.
De acordo com o delegado Cassiano Tiburski, o local passará por perícia técnica e a polícia já trabalha para recolher imagens, arquivos originais e identificar testemunhas. Ainda segundo Tiburski, outros crimes podem ser somados à investigação conforme o avanço das apurações.
Igreja tombada representa herança dos imigrantes poloneses
Inaugurada em 1922, a Igreja Matriz Santo Estanislau foi construída por imigrantes poloneses e é considerada a maior igreja dessa origem na América Latina. O templo foi tombado pela Fundação Catarinense de Cu...
Matérias relacionadas