A boa surpresa na formação do Guns N' Roses no festival do Black Sabbath
Novo integrante atraiu reações positivas durante apresentação da banda americana no evento 'Back to the Beginning', realizado em Birmingham, Inglaterra
Os comentários sobre o show do Guns N' Roses no Back to the Beginning, festival na cidade inglesa de Birmingham que marca as despedidas de Black Sabbath e Ozzy Osbourne solo, têm sido divididos. Enquanto a performance do vocalista Axl Rose atrai críticas, há uma boa surpresa na formação do grupo.
Esta foi apenas a 22ª apresentação da lendária banda de hard rock com o seu novo baterista, Isaac Carpenter. Muitos sequer o conhecem ainda. O americano de 45 anos foi trazido para substituir Frank Ferrer, que ocupou o posto por quase duas décadas e nunca pôde ser considerado uma unanimidade entre os fãs, geralmente saudosos pelos retornos de Steven Adler ou Matt Sorum.
Enérgico e com boa performance, Carpenter deu novo gás para o grupo capitaneado por Rose, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan. Durante o Back to the Beginning, saiu-se bem tanto ao executar as nada fáceis linhas criadas por Bill Ward para o Sabbath — em "Never Say Die", "Junior's Eyes" e "Sabbath Bloody Sabbath" — quanto ao reproduzir as criações de Adler nas próprias "Welcome to the Jungle" e "Paradise City". Conseguiu tocar tudo de modo respeitoso às gravações originais, mas introduzindo um estilo próprio, com uma pitada mais orientada ao punk, diferente do que Ferrer trazia.
O que surpreende não é a mera presença de Isaac, visto que sua entrada foi informada pelo grupo e amplamente noticiada pela imprensa — inclusive pela Rolling Stone Brasil. A surpresa está no nível de sua performance, a ponto de justificar a sua entrada em uma banda tão grande.
O festival Back to the Beginning tem transmissão online no site backtothebeginning.com. Para ter acesso, é necessário pagar um ingresso de R$ 82,25 + eventuais taxas. A stream é atrasada em duas horas em relação ao que acontece no local.
Isaac Carpenter, o novo baterista do Guns N' Roses
Isaac — que, até onde se sabe, não é parente da cantora Sabrina Carpenter ou do duo The Carpenters — nasceu em Tri-Cities, Washington, nos Estados Unidos, e se notabilizou inicialmente pela banda Loudermilk, que logo viraria Gosling. Ele participou de todas as atividades do projeto, na ativa entre 1995 e 2006.
Fãs mais atentos de Guns podem conhecer Carpenter por seu período com o baixista do grupo, Duff McKagan, no projeto Loaded. O baterista participou entre 2009 e 2011 e gravou o álbum The Taking (2011).
Além disso, ele tocou com Awolnation, Adam Lambert, A Perfect Circle, The Exies, Tyga, entre outros. Também tem carreira como músico de sessão para filmes e séries.
A despedida do Black Sabbath
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subirão ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal. Veja abaixo a lista de atrações:
- Black Sabbath
- Ozzy Osbourne (solo)
- Metallica
- Guns N' Roses
- Tool
- Slayer
- Pantera
- Gojira
- Alice in Chains
- Halestorm
- Lamb of God
- Anthrax
- Mastodon
- Rival Sons
Convidados adicionais:
- Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
- David Draiman (Disturbed)
- Duff McKagan
- Fred Durst (Limp Bizkit)
- Lzzy Hale
- Jake E. Lee
- Jonathan Davis (Korn)
- K.K. Downing
- Mike Bordin (Faith No More)
- Papa V Perpetua (Ghost)
- Rudy Sarzo
- Sammy Hagar
- Slash
- Sleep Token II (Sleep Token)
- Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson's, Birmingham Children's Hospital e Acorn Children's Hospice.
O festival Back to the Beginning tem transmissão online no site backtothebeginning.com. Para ter acesso, é necessário pagar um ingresso de R$ 82,25 + eventuais taxas. A stream é atrasada em duas horas em relação ao que acontece no local.
+++ LEIA MAIS: Por que o Black Sabbath trazia mafiosos para serem seus empresários
+++ LEIA MAIS: A opinião de Ian Gillan sobre 'Born Again', seu único disco com o Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Black Sabbath com Ozzy, segundo Ronnie James Dio
+++ LEIA MAIS: O caráter social da música do Black Sabbath, segundo Tom Morello
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram