Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

87% dos músicos usam IA em seus trabalhos, revela estudo

Dados mostram que a imensa maioria dos criadores entrevistados recorre à tecnologia em alguma etapa do processo

26 nov 2025 - 17h48
Compartilhar
Exibir comentários

Mais do que uma perspectiva de futuro, o uso de inteligência artificial (IA) já se mostra como realidade presente no cenário atual da música.

Foto: Luis Sinco/Los Angeles Times via Getty Images / Rolling Stone Brasil

De acordo com uma pesquisa liderada pela Landr, plataforma de tecnologia e distribuição de conteúdo musical, 87% dos músicos utilizam IA em seus trabalhos no dia a dia.

Para a realização do estudo, a empresa entrevistou mais de 1,2 mil pessoas, de vários países, que trabalham nesse ramo. A imensa maioria admitiu incorporar IA em pelo menos parte de seu processo criativo.

Segundo a pesquisa (via Digital Music News e American Songwriter), os entrevistados que admitiram usar IA disseram, em grande parte, que a tecnologia ajuda a "preencher lacunas de habilidades".

Essa contribuição estaria sendo usada em diferentes etapas do processo, desde a composição até a distribuição das canções, além de sua gravação com intenções já bem definidas pensando em um nicho musical específico.

Daniel Rowland, vice-presidente da Landr, comentou:

"Estamos testemunhando a ascensão do artista independente impulsionado por IA. Criadores podem transformar uma ideia concebida em seu quarto em um lançamento global, com o poder de uma equipe completa de produção e promoção, independentemente dos recursos disponíveis."

Um entrevistado que não teve sua identidade revelada exemplificou como o uso de IA colabora em seu processo criativo:

"Meu canto é péssimo, então a geração de voz me permite criar músicas sem precisar de outra pessoa para cantar."

Preocupação dos músicos com inteligência artificial

No entanto, o relatório também destaca a preocupação dos artistas com a IA. Segundo alguns deles, o risco de criar conteúdo "genérico" ou "sem alma" é o principal temor.

A pesquisa foi realiza entre 30 de setembro e 6 de outubro com pessoas acima dos 16 anos. O estudo envolveu questões de múltipla escolha e de texto discursivo.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade