PUBLICIDADE

6 dicas para você melhorar sua performance no canto

Cantora lista formas de aperfeiçoar seu desempenho na música e proteger suas cordas vocais

20 nov 2023 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

Cantar é uma prática que oferece uma série de benefícios, mesmo para aqueles que não buscam uma carreira profissional na música. Além de ser uma forma prazerosa de expressão artística, a atividade estimula a liberação de endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar e alívio do estresse. A melhoria na capacidade respiratória e na postura também são aspectos positivos associados ao canto regular.

Nunca é demais conhecer novas dicas para melhorar sua performance no canto
Nunca é demais conhecer novas dicas para melhorar sua performance no canto
Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock / Portal EdiCase

A cantora e compositora baiana LIA lista 6 dicas valiosas de canto, que ajudarão iniciantes e pessoas que já cantam, mas que desejam aprimorar suas técnicas vocais e aumentar sua confiança. Confira!

1. Respiração profunda é o alicerce do canto

Antes de mergulhar nas notas, é necessário se atentar à importância da inspiração e da expiração. "A respiração é a base do canto. Pratiquem exercícios de respiração profunda para fortalecer os pulmões e garantir o suporte necessário para uma performance estável", explica a cantora. No YouTube, há diversos vídeos com técnicas e exercícios.

Em ensaios musicais ou fora deles, não se pode esquecer de manter as cordas vocais hidratadas
Em ensaios musicais ou fora deles, não se pode esquecer de manter as cordas vocais hidratadas
Foto: SeventyFour | Shutterstock / Portal EdiCase

2. Hidratação constante

Segundo LIA, é necessário manter as cordas vocais hidratadas: a água é uma aliada. Deve-se beber regularmente e considerar a nebulização para manter as cordas vocais bem lubrificadas.  

3. Descanso

Como músculos em constante movimento, as cordas vocais precisam de pausas. A cantora recomenda: "Não subestimem o poder do descanso. Assim como em uma melodia, os momentos de silêncio são essenciais para uma harmonia vocal duradoura."

4. Exercícios vocais diários

Antes de se apresentar, sugere-se a prática regular de exercícios vocais. "Encarem esses exercícios como uma melodia do aprendizado. Eles fortalecem a voz, aprimoram a técnica e são a base para uma performance consistente", afirma.

Encontrar sua própria voz foi um passo fundamental para cantora LIA
Encontrar sua própria voz foi um passo fundamental para cantora LIA
Foto: Gabriel Matos / Portal EdiCase

5. Encontre sua voz

Conforme LIA, é importante que cada cantor ou cantora busca pela sua própria voz. "Não se prendam a padrões. Cada voz é única; descubram sua assinatura vocal e destaquem o que a torna especial. A verdadeira paixão pela música está na autenticidade." Elis, Gal Costa e Marina Sena, todas com vozes diferenciadas e singulares, não copiaram a de ninguém.

6. Solte-se e divirta-se

Com sua descontração característica, LIA encoraja a soltar-se ao cantar. "Do karaokê em casa a vídeos para as redes sociais, libertem suas vozes. A alegria no canto surge quando se permite ser verdadeiro, seja em momentos íntimos ou públicos", finaliza.

Por Rodrigo Almeida

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade