21 Coisas para comer antes de morrer

9Ostras

Muitos adoram, muitos odeiam, muitos não tem nem coragem de experimentar. A ostra é um molusco envolto por uma concha que parece pedra, fechada por fortes músculos, e tem sabor suave, porém intenso e bem marinho.

Esse molusco tem uma forma curiosa de se defender: quando um parasita invade seu corpo, ela libera uma substância chamada madrepérola, que se cristaliza sobre o invasor impedindo-o de se reproduzir. Depois de cerca de três isso vira uma pérola, cuja forma depende do formato do invasor e a cor varia de acordo com a saúde da ostra.

Ela é muito apreciada em cidades litorâneas, por que devem estar ainda muito frescas para o consumo. Geralmente se come crua, na própria concha, com gotas de limão, mas também podem ser apreciadas em sopas, empanas, gratinadas ou em molho.

O chef Mauricio Ganzarolli diz que antes de bater as botas você deve comer pelo menos duas dúzias de ostras do estado de Santa Catarina. Florianópolis, inclusive, detém o título de ‘capital nacional da ostra’. Renata Vanzetto completa dizendo que o melhor é comê-las frescas, na concha.

Foto: reprodução

Terra