21 Coisas para comer antes de morrer

5Curry

Renata vanzetto diz que deve ser apreciada a pasta de curry em todas as suas formas: vernelha, verde e amarela (o que faz mudar a cor é o tipo de pimenta utilizada). Já Fabiana Cesana diz que os currys de diferentes tradições (japonesa, indiana e tailandesa) devem ser provados.

O curry é um dos personagens mais antigos da história dos temperos. Segundo registros, a idéia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das receitas teve sua origem na Índia. O termo curry é derivado da palavra kira, do tamil, língua falada no sul da Ásia, que significa molho. O tempero também é conhecido como caril, nos países de língua portuguesa.

Esse tempero de sabor peculiar mescla o picante e o adocicado e é preparado de uma forma bastante eclética. São mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes. Apesar da variação de ingredientes, dependendo do país, tradição ou gosto, é basicamente feito com cardamomo, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma.

Mas outros ingredientes são incluídos, conforme a vontade de quem prepara, existem currys que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o curry servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para o preparo de inúmeras receitas com frango, carne e vegetal.

Foto: reprodução

Terra