PUBLICIDADE

Veja 6 ações de uma das fábricas mais sustentáveis do mundo

Descobrir novos caminhos também é pensar no futuro sustentável do planeta. Confira práticas sustentáveis da fábrica de Joinville da GM

3 jun 2015 09h00
ver comentários
Publicidade
A Chevrolet quer instigar cada vez mais sua equipe e seus parceiros a entrarem de cabeça no mundo da sustentabilidade
A Chevrolet quer instigar cada vez mais sua equipe e seus parceiros a entrarem de cabeça no mundo da sustentabilidade
Foto: iStock / Getty Images

Preocupar-se com a proteção da saúde humana, dos recursos naturais e do meio ambiente. Essa atitude vai além dos limites mínimos estabelecidos pela lei com objetivo de envolver eficientes práticas ambientais em suas decisões de negócio.

Os princípios ambientais a seguir são as linhas mestras de conduta para todos aqueles que integram a General Motors no mundo inteiro, na execução de suas atividades profissionais diárias. 

No Brasil, o orgulho da montadora é a fábrica de motores e cabeçotes da General Motors do Brasil, em Joinville (SC), inaugurada em fevereiro de 2013. A unidade é a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a mais conceituada certificação internacional de construção sustentável - a LEED - Leadership in Energy and Environmental Design – na categoria Gold.

Abaixo, confira seis práticas que fizeram ela ganhar o certificado.

1. Na construção da fábrica, usou-se o sistema de lava rodas. Todos os caminhões tiveram os pneus e rodas lavados dentro do terreno para não sujar as áreas externas (rodovia e ruas) até o bota-fora. Além disso, contou com os sistemas de rastreamento dos resíduos gerados, controle diário da geração de resíduos e lava pés, em que os empregados tiveram seus equipamentos - como botas, por exemplo - lavados antes de eles deixarem o terreno.

2. O tratamento de esgoto é feito através de plantas. É altamente sustentável, pois não usa produtos químicos, tem baixo consumo e energia, remove 90% dos poluentes, tem baixa geração de resíduos sólidos, além de paisagismo integrado ao ambiente.

3. Há reciclagem de água da Estação de Tratamento de Efluentes e Reuso da Água de Chuva. É possível fornecer 100% do consumo de água não  potável, volume suficiente para abastecer em média 250 casas por dia. A água tratada com alto teor de pureza é utilizada no processo industrial, em sanitário, na jardinagem e na lavagem de pisos.

4. Há sistemas para economia de água com arejadores e sensores eletrônicos para as torneiras, restritores de vazão para chuveiro e válvulas de 3 litros e 6litros nas descargas.

5. Usa-se energia fotovoltaica, a eletricidade gerada a partir da luz do sol. Para isso, tem painéis fotovoltaicos, compostos de materiais semicondutores (o principal é o silício). Estes semicondutores também são chamados de “células solares” ou “células fotovoltaicas”. Ao receber raios solares, os painéis convertem a energia dos fótons em energia dos elétrons do material, em um efeito conhecido como fotoelétrico. O movimento dos elétrons é o que gera corrente elétrica.

Na planta de Joinville, optou-se por contratar kits com capacidade instalada de 300 kWp, garantindo uma geração anual  de 387 MWh, o que é equivalente a 3% do consumo anual da planta para o ano de 2012. Estrategicamente, esta geração alimenta áreas administrativas e de iluminação da planta, não havendo interferência com a produção. 

6. Há aquecedores solares. Um sistema básico de aquecimento de água por energia  solar é composto de coletores solares (placas) e um reservatório térmico (Chamado Boiler). O sistema de aquecimento solar apresenta muitas vantagens tais como:

- O uso de combustíveis não renováveis é pequeno ou nulo;
- O sol fornece um combustível de custo zero;
- O aquecimento solar é sustentável e renovável
- Libera o uso da energia elétrica para outras utilizações mais nobres como iluminação, movimentar processos de produção, etc;
- A geração de CO2 durante a operação é nula ou mínima;
- Pode ser usada tanto para indústria, comércio e em residências;
- Pode ser instalado em áreas onde não existe energia elétrica.

 A grande premiação será realizada no dia 3 de junho
A grande premiação será realizada no dia 3 de junho
Foto: Divulgação

GM apoia a sustentabilidade
O Prêmio GM de Sustentabilidade valoriza todas as práticas sustentáveis adotadas por concessionárias e fornecedores da GM no Brasil. Isso mostra que a Chevrolet é uma marca preocupada com a preservação dos recursos naturais e alinhada com ações e responsabilidades sociais.

Neste ano, estão concorrendo ao prêmio concessionarias e fornecedores (parceiros). A grande premiação será realizada no dia 3 de junho.

 

 

Fonte: Chevrolet
Publicidade
Publicidade