Após retorno à Europa, GM lança Cadillac Lyriq na França
Carro é baseado em arquitetura elétrica de modelo norte-americano; Lyriq de tração traseira tem uma autonomia estimada em 505 km
Poucos mais de quatro meses após retornar ao mercado europeu, a GM anunciou o início da comercialização do SUV elétrico Cadillac Lyriq na França.
O objetivo da montadora estadunidense é testar se as vendas on-line atrairão compradores de alto poder aquisitivo no Velho Continente, em especial, de interessados em veículos elétricos.
“Quando você olha para o mercado de veículos elétricos a bateria na França, é o mercado de luxo que cresceu mais na Europa”, afirmou a presidenta da GM no continente, Jaclyn McQuaid. “O mercado de luxo é onde está o foco agora.”
Bem além do segmento de luxo, fato é que o mercado francês de carros elétricos tem crescido consideravelmente ao longo dos últimos anos. Em outubro de 2023, esses modelos representaram 26,5% do total de carros vendidos no mês na França, 22,4% acima do número registrado no mesmo período de 2022.
O elétrico campeão de vendas na França em 2023 foi o SUV Model Y, da Tesla, com 37.127 unidades comercializadas.
Diferentemente do mercado norte-americano, no qual o consumidor dispõe de uma ampla rede com mais de 7.000 concessionárias, os clientes europeus podem comprar e personalizar Cadillacs inteiramente on-line.
Ainda sem valor de venda revelado na França, o Lyriq é um SUV elétrico de tração integral seguirá a arquitetura do modelo produzido na fábrica em Tennessee, nos Estados Unidos, com versões de tração integral e tração traseira.
Ambos possuem bateria de sistema com vários módulos interligados, com bateria de íon de lítio de energia nominal de 102 kWh. O Lyriq RWD possui um motor elétrico que produz 344 cv, enquanto a versão AWD entrega 507 cv. A título de comparação, o Toyota SW4 proporciona 224 cv.
Em termos de autonomia, o Lyriq de tração traseira tem uma autonomia estimada em 505 km, 11 km a mais que o SUV de tração integral.
Ambas as versões possuem um comprimento total de 4.996 mm, largura de 2.207 mm e entre-eixos de 3.094 mm. A altura é de 1.623 mm.
Vale lembrar que o Lyriq representa o primeiro esforço da GM para retornar ao mercado europeu em quase sete anos. Em março de 2017, a montadora vendeu suas subsidiárias Vauxhall e Opel na Europa à PSA Peugeot-Citroën, por US$ 2,2 bilhões (aproximadamente R$ 7 bilhões, na cotação da época). Na sequência, a montadora francesa se fundiu com a Fiat Chrysler Automobiles, formando a Stellantis, em 2021.