WhatsApp: agora é possível fixar mensagens em conversas no app; veja como funciona
Ferramenta vai deixar uma mensagem "congelada" no topo da conversa por até 30 dias
Mais um recurso está chegando ao WhatsApp em dezembro. Usuários do app agora vão poder fixar mensagens em conversas na plataforma. A novidade foi anunciada pela empresa nesta terça-feira, 12, por um comunicado à imprensa. O recurso é semelhante ao que já existe no Telegram, mensageiro concorrente do app da Meta.
A ferramenta vai estar disponível para todos os usuários a partir desta terça e vai incluir conversas privadas e em grupo. Qualquer mensagem poderá ser "congelada" no topo do chat por um período de tempo definido pelo usuário. Inicialmente, as opções serão manter um texto fixado por 24 horas, 7 dias ou 30 dias.
Para os grupos, os administradores poderão escolher se todos os membros podem selecionar a mensagem a ser fixada ou se a atividade vai ser restrita. Para fixar uma mensagem basta pressionar o texto escolhido, selecionar "fixar" e, depois, selecionar o período de tempo.
"Com as mensagens fixadas, você pode destacar facilmente mensagens importantes em conversas em grupo ou individuais. Isso ajuda os usuários a economizar tempo para encontrar mensagens importantes com mais facilidade. Todos os tipos de mensagens, como texto, enquete, imagem, emojis e muito mais, podem ser fixados e têm criptografia de ponta-a-ponta", explicou a empresa.
Essa é a segunda ferramenta lançada pelo WhatsApp no mês de dezembro. Na última semana, a empresa anunciou a chegada dos áudios temporários no mensageiro, em que o usuário pode ouvir a mensagem de voz apenas uma vez. A ferramenta já existe para imagens desde 2021, de forma semelhante a redes sociais de fotos de duração temporária.