PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Uber-robô? Empresa lançará carros sem motorista em 2023

Opção dos veículos autônomos estará disponível na categoria UberX, mais popular, ou na Uber Comfort Electric, para carros elétricos

7 dez 2022 - 11h55
Compartilhar
Exibir comentários
Veículo autônomo da Motional poderá ser solicitado pela Uber
Veículo autônomo da Motional poderá ser solicitado pela Uber
Foto: Motional

Em breve, será possível solicitar um carro-robô da Uber na Califórnia e em Las Vegas, nos EUA. Os veículos são da Motional — união das automotivas Hyundai e Aptiv — que fez um contrato de dez anos com a plataforma para implantar veículos autônomos para o público já no início de 2023.

Ainda que os carros sejam operados pelo sistema de condução autônoma da Motional, motoristas humanos ainda estarão atrás dos volantes para dar maior segurança aos passageiros.

O longo acordo da Motional com a Uber não é exclusivo: a Motional também opera um serviço de táxi autônomo em Las Vegas com a principal concorrente da Uber por lá, a Lyft. Já a Uber possui outro contrato de dez anos com a Nuro, desenvolvedora de veículos elétricos autônomos, para entregas sem motorista na Califórnia e no Texas por meio do Uber Eats

Uber tem contrato de dez anos com a Nuro, desenvolvedora de veículos elétricos autônomos, para entregas no Uber Eats
Uber tem contrato de dez anos com a Nuro, desenvolvedora de veículos elétricos autônomos, para entregas no Uber Eats
Foto: Nuro

No app da Uber, a opção dos veículos autônomos estará disponível na categoria UberX, a mais popular, ou na Uber Comfort Electric, destinada apenas a carros elétricos. O Comfort Electric é uma extensão do Comfort e custa de 20% a 40% a mais do que uma viagem popular no aplicativo.

Para que o serviço de transporte de passageiros por carro autônomo seja autorizado na Califórnia, é preciso que as empresas obtenham uma série de permissões no Departamento de Veículos Motorizados e Comissão de Serviços Públicos do estado. Até agora, a Motional solicitou a primeira dessas licenças, mas ainda não recebeu aprovação. 

Antes disso, a Uber já tentou desenvolver sua própria frota de veículos autônomos para substituir seus motoristas, mas o programa foi encerrado em 2017, quando uma mulher foi morta por um dos veículos da empresa. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade