Texto médico gerado por inteligência artificial traz erros de informação
Artigo publicado no site Men's Journal foi avaliado por especialista; 18 erros foram relatados por ele
Um artigo gerado por inteligência artificial de uma publicação dos EUA rendeu muitos erros de informação. O texto "What All Men Should Know About Low Testosterone" (o que todos os homens devem saber sobre a baixa de testosterona, em português) saiu no Men's Journal, que recentemente anunciou o início da produção de conteúdo por IA.
Com a garantia dos editores de que a prática não resultaria no declínio na qualidade, tudo indica que houve um erro de previsão. O artigo emitiu alegações médicas, conselhos de nutrição e estilo de vida e até sugeriu tratamento médico específico na forma de terapia de reposição de testosterona.
Embora com citações e referências a partir de conteúdos acadêmicos, Bradley Anawalt, chefe de medicina do Centro Médico da Universidade de Washington, revisou o artigo e disse ao site Futurism que ele continha “erros factuais persistentes e descaracterizações da ciência médica que fornecem aos leitores uma compreensão profundamente distorcida dos problemas de saúde”.
Segundo o especialista, o artigo apresenta imprecisões e falsidades. "Faltam muitas das nuances que são cruciais para entender a saúde masculina normal", declarou ao site.
18 erros
Ao todo, foram 18 erros específicos, como equiparar baixa testosterona no sangue com hipogonadismo, um termo médico mais expansivo, adotado para indicar a condição na qual não há produção da quantidade suficiente do hormônio.
Outros erros alegaram ligações entre dieta, níveis de testosterona e sintomas psicológicos, os quais Anawalt diz que simplesmente não são apoiados por dados.
A revista pertence ao Arena Group, que decidiu usar a IA para fornecer aos leitores informações e orientações sobre questões delicadas como saúde e medicina.
Ao entrar contato com o grupo e representantes do Men's Journal para falar sobre os problemas com o artigo, o Futurism percebeu que rapidamente houve mudanças para corrigir os erros apontados por Anawalt, mas apenas uma delas foi assinalada pelo veículo aos leitores.