Sete das dez maiores fortunas do mundo em 2026 são provenientes da Inteligência Artificial: este gráfico deixa isso bem claro
Elon Musk liderou ranking com 714,2 bilhões de dólares; Em apenas cinco anos, ele quintuplicou a fortuna dos mais ricos do mundo em 2020; Seis primeiras posições são dominadas por empreendedores ligados ao desenvolvimento da IA.
Se 2025 nos deixou alguma coisa, foi uma concentração de riqueza em poucas mãos nunca antes vista. Um relatório da Oxfam Intemon estima o crescimento dessas grandes fortunas em 16% em 2025, três vezes mais rápido que a média anual dos últimos cinco anos.
A riqueza combinada das 20 maiores fortunas do mundo totaliza 3,8 trilhões de dólares, um valor superior ao PIB da maioria dos países do planeta. Em outras palavras, a fortuna das pessoas que ocupam o topo da lista da Forbes seria equivalente à riqueza produzida em um ano por países como a França (com um PIB de 3,36 trilhões de dólares e 68,6 milhões de habitantes) e a Itália (com 2,54 trilhões de dólares e 59 milhões de habitantes).
Para mostrar a dimensão dessas fortunas de uma forma mais visual e fácil de entender, o Visual Capitalist criou um gráfico com as 20 pessoas mais ricas do mundo em 2026, de acordo com dados extraídos da lista de milionários da Forbes. O gráfico revela um padrão claro: a inteligência artificial está transformando a riqueza em ouro para quem a utiliza.
O imbatível Musk
Se há algo que chama a atenção à primeira vista, é a enorme diferença de riqueza que separa a maior fortuna do mundo daquela. Em 6 de janeiro de 2026, data em que a comparação foi feita para a elaboração deste gráfico, o patrimônio líquido estimado de Elon Musk era de 714,2 bilhões de dólares.
Se voltarmos apenas cinco anos, em 2020, a pessoa mais rica do mundo era Jeff Bezos, com um patrimônio líquido de 145 bilhões de dólares. Em ...
Matérias relacionadas
Mito dos "dois litros de água por dia" desmorona: um erro de 1945 que a ciência agora tenta corrigir