Sempre acreditamos que joysticks eram apenas para jogos: agora, também são usados para controlar escavadeiras e guindastes remotamente
Parece um videogame, mas não é: existem operadores de máquinas que as controlam remotamente como se estivessem num simulador
Todas as manhãs, Monica Kyrö começa seu trabalho como milhões de pessoas, num escritório. Em sua posição, no entanto, há algo estranho. Isso é mostrado por sua própria empresa em uma imagem da funcionária. E não é apenas por causa dos dois enormes monitores curvos, mas por causa dos dois joysticks que Monica rapidamente começa a manusear com facilidade quando inicia o expediente. A funcionária da empresa sueca LKAB tem um trabalho muito peculiar.
Monica é mineradora, mas de uma empresa de mineração diferente. Ela trabalha como operadora remota de máquinas pesadas de mineração, mas não as dirige nem as opera no sentido convencional da palavra. Em vez disso, ela controla essas máquinas remotamente a partir de sua estação de trabalho avançada. É um exemplo de uma transformação interessante em vários setores.
Mineiros que não precisam ir à mina
Esse tipo de sistema vem conquistando gradualmente alguns cenários industriais, e a mineração é certamente um deles. Essa profissão perigosa se adaptou aos novos tempos, e "ir à mina" não é mais uma realidade obrigatória. Com essas máquinas controladas remotamente por operadores humanos, o trabalho dos mineradores não é apenas mais confortável: é infinitamente mais seguro.
Existem diversas empresas especializadas nessa área. A Immersive Technologies, uma delas, mostra como suas soluções de simulação evitam riscos aos trabalhadores em cenários reais - como operações de mineração - nos quais os perigos são altos.
Mas isso não impede que ...
Matérias relacionadas