Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Relógio do juízo final: o que é?

O relógio do juízo final pode gerar grande alarde, mas entender seus fundamentos é importante.

10 fev 2025 - 12h41
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Relógio do juízo final aponta 89 segundos para o Apocalipse
Relógio do juízo final aponta 89 segundos para o Apocalipse
Foto: Kevin Lamarque/REUTERS / Reuters

Cientistas do Boletim dos Cientistas Atômicos divulgaram no fim de janeiro uma atualização para o "Relógio do juízo final". O objeto simbólico foi alterado para 89 segundos antes de meia-noite, o menor tempo já registrado. Mas afinal, o que isso significa?

O que é o Relógio do juízo final?

O Relógio do juízo final é um objeto que é ajustado anualmente por um grupo de cientista nucleares da "Bulletin of the Atomic Scientists" conhecido como "junta de ciência e segurança".

O objeto é simbólico, mas indica quão perto a humanidade estaria de causar a sua própria extinção. Nesse caso, quanto mais próximo à meia-noite os ponteiros estiverem, mais perto estaria o dia do juízo final.

Relógio do juízo final indica 89 segundos para o Apocalipse
Relógio do juízo final indica 89 segundos para o Apocalipse
Foto: Kevin Lamarque/Reuters / Reuters

O relógio foi criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Na ocasião, os ponteiros indicavam 7 minutos para meia-noite. A maior distância registrada foi após o fim da Guerra Fria em 1991, quando os ponteiros indicavam 17 minutos para meia-noite.

Qual a função do Relógio do juízo final?

O conceito foi criado para alertar governantes do mundo todo sobre os riscos das relações conflituosas e do avanço da agressão e da militarização. 

Nos últimos dois anos, mesmo com as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, os ponteiros tinham permanecido a 90 segundo do Apocalipse.

Neste ano de 2024, porém, a redução de 1 segundo pode ser interpretada pelo excesso de crises ambientais e de tragédias naturais causadas, em sua maioria, pelo aquecimento global e as mudanças climáticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade