Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reels do Instagram terão ajustes no algoritmo; entenda o que muda nas suas recomendações

Usuários poderão indicar temas de interesse e excluir conteúdos que não querem ver

24 set 2025 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

O Instagram vai dar aos usuários mais poder para decidir o que aparece no Reels. A rede social da Meta anunciou nesta quarta-feira, 24, que será possível escolher temas de interesse e ocultar tópicos indesejados, em uma tentativa de tornar o algoritmo mais transparente e, principalmente, menos aleatório.

O recurso ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas deve começar a ser liberado nos próximos meses. Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, em um post na rede social, a ideia é simples: se você só quer ver vídeos de culinária, pode priorizar esse tema; se não aguenta mais receber clipes de futebol ou maquiagem, pode sinalizar para o aplicativo parar de insistir.

Alterações incluem novo controle de preferências no feed de vídeos curtos e navegação simplificada
Alterações incluem novo controle de preferências no feed de vídeos curtos e navegação simplificada
Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

Até agora, as recomendações do Reels eram baseadas quase exclusivamente no histórico de navegação. A plataforma observava curtidas, comentários e tempo de tela para "adivinhar" o que interessava ao público. A nova função deve abrir espaço para ajustes manuais, algo que usuários pediam há anos.

Além da mudança no algoritmo, a Meta também anunciou um redesenho da navegação. A promessa é que a interface fique mais simples, permitindo alternar com mais facilidade entre o feed principal, a aba de Reels e as mensagens diretas, estilo bem similar ao do concorrente TikTok.

Função permitirá priorizar ou ocultar tópicos, além de facilitar acesso entre abas do aplicativo
Função permitirá priorizar ou ocultar tópicos, além de facilitar acesso entre abas do aplicativo
Foto: Instagram/Divulgação / Estadão

O anúncio veio no mesmo dia em que o Instagram comemorou a marca de 3 bilhões de usuários ativos mensais. O número foi divulgado a poucos meses do aniversário de 15 anos da rede social, criada em 2010 e adquirida pela Meta em 2012.

O Reels, lançado em 2020, é uma das grandes apostas da empresa para enfrentar o TikTok. O formato de vídeos curtos virou o campo de batalha preferido das gigantes de tecnologia, que disputam a atenção de usuários em segundos. O YouTube também entrou na briga com o Shorts, reforçando a tendência de consumo rápido de conteúdo.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade