PUBLICIDADE

Quem matou os pais do Batman? | A história da família Wayne

Muita gente acha que o assassino dos pais de Bruce Wayne, o Batman, gira em torno de um grande mistério; mas a identidade é clara, embora não tão simples

13 jun 2023 - 22h01
(atualizado em 14/6/2023 às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das cenas mais repetidas na história mundial da cultura pop é o do assassinato dos pais de Bruce Wayne, o Batman, seja em filmes, séries, quadrinhos, radionovelas ou animações: um casal e seu filho deixa a sala de exibição do filme Zorro, e, quando entram em um beco, são abordados por um homem armado. Em seguida, o menino vê as contas do colar de pérolas caindo ao chão, durante o estampido dos tiros de revólver, antes de ficar órfão sobre os corpos da mãe e do pai ensanguentados.

A sequência sempre esteve atrelada ao trauma que levaria o jovem Bruce Wayne a treinar seu corpo e mente, e a utilizar todos os recursos bilionários das Indústrias Wayne para se tornar o maior protetor de Gotham City: o episódio trágico da infância é o que o levaria a evitar que outras famílias passassem pelo que ele passou.

Foto: DC Comics / Canaltech

Mas quem matou os pais do Batman? Qual é a história da família Wayne sobre isso? As respostas são mais diretas do que parecem, embora seus significados possam ser bem mais complexos. Abaixo, um resumo disso tudo.

Quem matou os pais de Batman foi… Joe Chill

Embora a identidade tenha sido alterada algumas tramas, quem matou os pais de Batman foi um simples assaltante chamado Joe Chill. Ele queria as jóias que Martha Wayne usava, mas Thomas Wayne, ao tentar proteger sua esposa, fez um movimento brusco que assustou Chill. O bandido atirou tanto em Thomas, e, em seguida, também baleou Martha — embora em algumas versões Martha tenha sofrido um ataque cardíaco ao ver o marido morto.

Entre os anos 1930 e 1970, algumas tramas revisitaram a cena do crime para que as investigações de Batman pudessem levar Bruce Wayne a alguma "vingança", ou algo que desse aos leitores a sensação de que o herói finalmente venceu ou descobriu mais coisas sobre o assassino dos seus pais — veja bem, encerrar essa questão seria como retirar a maior motivação do personagem, então, a DC não daria ao Homem-Morcego uma simples vendetta.

Assim, Joe Chill chegou a ser morto pelas mãos de Bruce Wayne; em outra trama, descobriu-se que ele fazia parte de uma família de criminosos; enquanto em outra, Chill era parte de um esquema da máfia, que tentava minar o poder da família Wayne em Gotham City.

Quem matou os pais de Batman… não importa mais

Já a partir do final dos anos 1980, quando a DC Comics recontou as origens de diversos personagens, Joe Chill realmente ganhou mais conexões envolvendo a história da família Wayne, que sempre foi uma das mais influentes de Gotham City, e os chefões do crime da máfia que atua na cidade. Aliás, boa parte do que reformulou o herói em Batman: Ano Dois, em 1987, vem dessa trama.

Depois desse envolvimento render várias histórias, a DC Comics decidiu manter, a partir da saga Crise Infinita, de 2006, a versão de que Joe Chill foi quem matou os pais de Wayne, mas sem tantas conexões com outros eventos; e que ele foi preso na mesma noite em que cometeu o crime. Para dar a sensação de "vingança" que todos queriam, o escritor Grant Morrison fez com que Batman atormentasse Chill todas as noites durante um mês.

Tanto que, após os reboots Novos 52 e Renascimento, Joe Chill foi mantido como os assassinos de Marta e Thomas Wayne, no entanto, em vez de conexões com a máfia ou algo assim, a identidade do assassino perdeu a importância. Isso porque até mesmo a cena do trauma de infância parou de ser repetido — faz tempo até que não vemos nas HQs.

A maior razão disso são as motivações de Batman, que se tornaram muito mais complexas do que o trauma da morte de seus pais ou o desejo por vingança. Bruce Wayne não levanta mais da cama para combater o crime por essas razões, que, na verdade, atualmente vão desde o simples fato de ele gostar de agredir bandidos até apenas para tentar ser uma pessoa melhor.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade